quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A bola fora de Paes

Pedro Motta Gueiros
DEU EM O GLOBO

Filho de Saldanha: candidato é retrógrado

Um pouco da polêmica que João Saldanha provocou em vida - seja como técnico de futebol, comentarista ou político - ressurgiu na campanha do segundo turno do Rio. Anteontem, o candidato do PMDB, Eduardo Paes, afirmou que seu adversário, Fernando Gabeira (PV), "lembra até o João Saldanha. Fica comentando as propostas que faço e não apresenta nenhuma". Um dia depois, parentes do "João Sem Medo" trataram de revivê-lo ao entrar no confronto com o peemedebista e manifestar apoio ao rival.

- É um absurdo que um candidato à prefeitura do Rio não saiba quem é João Saldanha e se refira a ele de maneira irônica. Isso nos revolta - disse Elza Saldanha Milliet, de 85 anos, irmã do ex-técnico do Botafogo e da seleção brasileira. - O Eduardo me parece que é uma pessoa que está por fora de tudo. Se esquivou além da conta. É uma coisa feia porque o João já está morto.

A família gosta de lembrar o temperamento forte de Saldanha. Quando comandava a seleção brasileira, João pôs Pelé no banco e enfrentou o regime militar ao se opor à convocação do atacante Dario, indicada pelo então presidente, o general Emílio Garrastazu Médici. Meses depois, o técnico foi afastado e Dario chegou à seleção junto com o técnico Zagallo.

Em vez de chuteiras, seu filho do mesmo nome calça sapatilhas, mas conserva o espírito de luta e a paixão pelo Botafogo. Para o coreógrafo João Saldanha, de 49 anos, a declaração mostra o descompasso de uma candidatura sob pressão.

- Isso revela que o Eduardo Paes está desesperado e que também não anda em muito boa companhia. Usar o nome do papai para atacar o Gabeira, sendo ele um político moderno, como se diz, é uma ação retrógrada, uma tática eleitoral atrasada - disse o filho, satisfeito com o desfecho do episódio. - O Gabeira já respondeu brilhantemente, ele sabe que tem o apoio de toda a família, e, quem sabe agora, de toda a torcida botafoguense. Acho que o Eduardo está precisando de mais alguns anos para amadurecer.

Em carta, assinada por Elza, pelas filhas Vera, Sonia e Ruth e pelo sobrinho Raul, a família responde à pergunta que apresenta no título: "Quem foi João Saldanha?". Além de responsável pelo lendário time do Botafogo de 1957, é apontado como o técnico que montou a base da seleção tricampeã do mundo em 1970. Na política, está registrado seu trabalho na defesa de camponeses e operários e sua liderança na construção do "maior projeto de democratização esportiva" do Brasil, o "Recriança" que atendeu mais de 500 mil crianças. O texto termina dizendo que "assim era João Saldanha, personagem que Eduardo Paes parece desconhecer."

Para a única dos cinco irmãos que ainda está viva, o desconhecimento do candidato, no entanto, é circunstancial.

- Se o João estivesse vivo, ele não ia abrir a boca - disse Elza.

Procurado, Paes não respondeu às declarações, pois estava num debate.

Nenhum comentário: