quinta-feira, 30 de abril de 2009

Declaração de Lula sobre gripe suína é irresponsável, diz líder do PPS

William Passos
DEU NO PORTAL DO PPS

Da tribuna da Câmara, o líder do PPS, Fernando Coruja (SC), classificou de “irresponsável” a afirmação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o Brasil está preparado para enfrentar a gripe suína.

Na contramão das declarações feitas pelo presidente dos Estados Unidos, pelos chefes de países europeus e dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a possibilidade de uma pandemia, o presidente brasileiro declarou que os brasileiros não precisam se preocupar com a doença.

“Isso (a afirmação) vindo do presidente da República é uma irresponsabilidade. Passa dos limites do que um chefe de Poder pode dizer. Há limites para o otimismo. É preciso que as questões técnicas sejam tratadas tecnicamente”, criticou o líder, que é médico.

O prognóstico do presidente é desprovido de qualquer embasamento técnico, já que em situações como esta, o mínimo que se exige é uma boa dose de cautela, já que horas depois da famigerada declaração a OMS (Organização Mundial de Saúde) elevaria para grau 5 o alerta da gripe suína, em escala que vai de 1 a 6. Isso significa que, agora, é iminente uma pandemia (epidemia de vasto alcance geográfico, talvez global). "Toda a humanidade está sob ameaça em uma pandemia", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. No Brasil, já existem dois casos suspeitos.

O parlamentar lembrou que os casos estão sendo detectados em vários cantos do mundo e os epidemiologistas dizem não conhecer o vírus. Também citou a Inglaterra que se prepara há anos, mas admite não ter medicamentos suficientes para combater o vírus.

Coruja disse que as afirmações do petista não contribuem para resolver o problema que pode piorar. “É preciso que a população tenha acesso à informação adequada. Não podemos tratar como se tratou a marolinha (crise) um problema desta magnitude”, acrescentou.

O líder do PPS observou que, diferentemente da gripe aviária, que atingiu principalmente os países da Ásia há dois anos, o vírus, desta vez, é transmitido de pessoa para pessoa. No caso anterior, a doença passava de animais para o ser humano.

Nenhum comentário: