quarta-feira, 8 de abril de 2009

Lindberg lança pré-candidatura e racha PT

Maiá Menezes
DEU EM O GLOBO


Petistas aprovam documento defendendo aliança com o PMDB

A despeito da pressão contrária do PMDB do Rio e de parte do PT, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), anuncia uma cruzada para tentar emplacar sua pré-candidatura à sucessão do governador Sérgio Cabral, em 2010. O grupo político liderado pelo ex-deputado Vladimir Palmeira lançou o nome de Lindberg dentro do partido, neste fim de semana. Há um mês, o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, e o deputado cassado José Dirceu vieram ao Rio tentar contornar o impasse: aliado do PMDB, o partido tem cargo no governo Cabral e enfrenta uma queda de braço em torno de duas possibilidades em 2010 - lançar candidato próprio ou manter a aliança com o governador.

- Minha luta é reforçar a presença no estado, para tornar minha candidatura irreversível até para quem defende a aliança com o Cabral - diz o prefeito de Nova Iguaçu, que começa périplo para fora dos limites da Baixada Fluminense: esta semana vai a São Gonçalo e começa a percorrer as zonas Oeste e Norte da cidade do Rio.

A empolgação de Lindberg está na contramão da visão das direções estadual e nacional do partido, que defendem a manutenção da aliança com o PMDB. Um documento aprovado anteontem pela direção regional do PT formaliza a fidelidade ao PMDB: "Podemos afirmar que não há uma polarização real entre as duas políticas: apoio a Sérgio Cabral x candidatura própria. O PT lançará candidatura própria em 2010, no caso de fracassar nacionalmente a aliança com o PMDB".

- Nossa prioridade é a eleição da Dilma (Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil) - avisa o presidente regional do PT, Alberto Cantalice.

Em novembro, a troca na direção estadual dará uma ideia da temperatura do partido rumo a 2010: Cantalice deixará a presidência e, para substituí-lo, estão no páreo o deputado federal Luiz Sérgio, do Construindo o Novo Brasil (CNB), ex-Articulação, corrente majoritária no partido, Lourival Casula, independente, o vereador Adilson Peres, do Mensagem ao partido, e Bismarck Alcântara, também do CNB. Apostando no racha no campo majoritário, os aliados de Lindberg decidiram apoiar o nome de Bismarck.

Nenhum comentário: