sábado, 4 de abril de 2009

'Marcio Moreira Alves nunca deixou de ser repórter'

DEU EM O GLOBO

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Políticos de todos os partidos destacaram a importância do trabalho e da atuação política em defesa da democracia de Marcio Moreira Alves. Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a atuação destemida do ex-deputado contra o regime militar:

"O Brasil perde um grande democrata que exerceu com dignidade a profissão de jornalista e o mandato parlamentar. Sendo filho de família tradicional, poderia ter se acomodado, mas não se omitiu. Pela sua atuação destemida contra o regime militar, Marcio será reconhecido pela história não só como um grande jornalista mas, sobretudo, como um homem de coragem, que não se curvou ao autoritarismo e lutou com paixão pela democracia. Aos familiares e amigos, dirijo meus sentimentos de profundo pesar e consternação.

Em nota, o vice-presidente José Alencar disse que recebeu com muita tristeza a notícia da morte do jornalista, a quem chamou de "querido amigo Marcito". Afirmou que, desde o início da amizade dos dois, passou a admirar a inteligência, o caráter e a coragem do jornalista para defender os seus ideais. "As circunstâncias quase o tiraram da vida pública nacional, mas ele teve a sabedoria de encontrar caminhos que lhe permitiram continuar participando da construção do nosso país", disse Alencar.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lembrou o papel de Marcito na luta pelos direitos humanos.

- Marcio era culto e estudado, um intelectual que nunca deixou de ser principalmente um grande repórter. Tinha dois requisitos essenciais para tanto: além de saber escrever muito bem , era curioso e bom observador dos fatos. Infelizmente, era totalmente desleixado em matéria de atenção à sua própria saúde. Por isso mesmo, foi-se prematuramente: da profissão, já faz alguns anos, e agora, da vida. Uma pena. Eu o conheci pessoalmente no Chile, no fim dos anos 60, quando viramos colegas de exílio - disse Serra. - Três aspectos de sua personalidade na época me chamaram a atenção: tendência ao engajamento em boas causas, uma certa, e sadia, ingenuidade na ação política e uma enorme facilidade para estabelecer teias de relações pessoais e políticas. Ao lado de vários outros brasileiros, como o Almino Affonso e o Plínio Sampaio, trabalhamos junto às organizações internacionais de direitos humanos para deter a escalada da tortura no Brasil.

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse que os gestos corajosos de Marcito contribuíram para a abertura democrática do país:

- Marcio Moreira Alves foi um provocador democrático. Foi em razão de seus gestos corajosos que mais tarde se promoveu a abertura democrática no país. Foi um jornalista preocupado com as boas causas, que deixa uma lacuna impreenchível.

Para o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), ele foi um exemplar combatente da ditadura:

- Tinha coragem para enfrentar os militares. Ele teve um papel importante como jornalista e se destacou pela contundência com que combatia a ditadura. Destacaria o papel dele como jornalista e combatente da ditadura.

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) lembrou da amizade e do convívio que teve com ele.

- É uma perda muito grande pra todos. Além de jornalista competente, era uma figura humana excepcional. No trabalho, tinha grande independência. Muitas vezes fazia críticas, mas eram críticas carinhosas.

Nenhum comentário: