quinta-feira, 16 de abril de 2009

Serra e Aécio discordam de data para prévias no PSDB

Catia Seabra
DEU NA FOLHA S. PAULO


Governador paulista só aceita consulta em 2010; mineiro quer que seja feita até setembro

Com antecipação, Aécio poderia deixar sigla dentro do prazo para concorrer por outro partido; Sérgio Guerra descarta chapa puro-sangue

Apesar do esforço do PSDB para conter o confronto, os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, estão em flagrante dissonância. O motivo: a data para realização de prévias no partido. Enquanto Serra se recusa a entrar na disputa antes de 2010, aliados de Aécio defendem que a consulta aconteça ainda em setembro, o que acabaria permitindo que ele eventualmente deixasse a sigla dentro do prazo para concorrer à Presidência por outro partido.

Depois de conversar com Aécio, o primeiro-secretário da Câmara, Rafael Guerra (PSDB-MG), apresentou à Executiva Nacional do PSDB uma proposta que fixa setembro como mês ideal para as prévias.

Segundo Guerra, Aécio ponderou que a escolha do mês da consulta poderia ser interpretada como uma rota de fuga do partido. Guerra, no entanto, insiste na data como um atrativo para novos filiados.

Pela lei, um político só pode concorrer a um cargo eletivo se estiver filiado ao partido até um ano antes da eleição.

"Dependendo do resultado da prévia, poderemos montar uma boa chapa para deputado", justificou Guerra.

Já o deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) propõe que a prévia ocorra entre novembro e dezembro, consultando-se todos os filiados.

Serra, por sua vez, já avisou que não pretende entrar na disputa antes de 2010. Seu argumento é que, depois de ter deixado a Prefeitura de São Paulo para tentar o governo, o paulista não o perdoaria caso se afastasse para se dedicar às prévias.

Serra repete que o melhor a fazer é governar São Paulo. "Se não houver consenso no ano que vem a respeito de quem será o candidato, fazemos a consulta", afirmou ele.Para aliados de Serra, se inevitável, o ideal seria convocar prévias apenas daqui a um ano, quando os administradores que não são candidatos à reeleição têm de deixar o cargo para entrar na disputa. Para Aécio, "o momento adequado para essas prévias é o final do ano".

Segundo tucanos, Aécio tem dito que em agosto decidirá se será mesmo candidato à Presidência. Até lá, o partido se esforça para evitar que qualquer atrito sirva de argumento para um afastamento dele -do partido ou da campanha.

Ontem, o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), duvidou da edição de uma chapa Serra e Aécio em 2010. Em entrevista à Rádio Jornal, de Recife, o senador disse que, apesar de Fernando Henrique Cardoso acreditar na possibilidade, ele acha "complicado e sem chances para acontecer". Para Guerra, no entanto, se a união acontecesse, "a vitória já estaria garantida".

Nenhum comentário: