segunda-feira, 18 de maio de 2009

Guerra avisa que prévias no PSDB estão mantidas

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

SÃO PAULO - O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), afirmou hoje que o partido mantém as discussões para a realização de uma consulta interna a fim de escolher o candidato do partido que disputará a Presidência em 2010. Ele diz que os governadores Aécio Neves (MG) e José Serra (SP) ainda buscam um entendimento e que existe a possibilidade de os dois formarem uma chapa pura tucana.

“O que está certo é que os dois vão colaborar para um entendimento ao longo desse semestre e do próximo semestre. E, se não tiver acordo, em janeiro ou em fevereiro de 2010, tem prévias. Mas ainda não há nenhuma composição desse tipo”, afirmou o senador.

Sérgio Guerra admite que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se encontraria com Aécio no fim de semana, e também que os dois governadores têm mantido encontros frequentes. “Eles têm conversado. Aécio teve um encontro com o governador Serra há uns 15 dias em Belo Horizonte. Antes disso, também esteve em São Paulo”, disse.

Principal defensor das prévias no PSDB, Aécio já afirmou que não aceitaria uma candidatura imposta pela cúpula do partido, e se compromete a apoiar Serra caso saia derrotado na consulta. Já a ala ligada ao governador paulista entende que as prévias poderiam evidenciar um possível racha no partido.

Em março deste ano, em resposta a uma consulta feita pelo próprio PSDB, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu as regras de como o partido poderia fazer a consulta interna. Caso realmente ocorra, será a primeira vez nos 20 anos de história do PSDB que a escolha de um candidato será feita por meio de consulta ampla aos filiados.

Nenhum comentário: