terça-feira, 19 de maio de 2009

Pascual Esteve visitará o Brasil

Estará no Brasil, de 23 a 31 de maio corrente, o espanhol Josep Maria Pascual Esteve, economista e sociólogo, que tem uma ampla experiência internacional em planificação de cidades e gestão de qualidade de políticas públicas. Especialista em gestão estratégica de territórios e políticas públicas, é sócio e diretor da empresa Estratégias de Qualidade Urbana, presidente da Fundação Cidadania e Bom Governo, membro fundador e coordenador técnico da Associação Internacional América-Europa de Regiões e Cidades (AERYC). Foi professor da Faculdade de Economia da Universidade de Barcelona entre 1975 e 1985.

Na área de planejamento estratégico de cidades dirigiu, entre outros, os planos estratégicos de Valência, Sevilha, Gijón, Comarca de Avilés, Encamp y Pas de la Casa (Andorra), Gerona, Mollet y Viladecans. Assessorou tecnicamente a elaboração dos planos estratégicos de Málaga, Mataró, Gerona. Foi também diretor técnico do Mapa dos Planos Estratégicos da Província de Barcelona e do Plano Estratégico da Província de Cordoba. Atuou como especialista da Cepal para a redação do documento preparatório do seminário “Lecciones y experiencias del Programa URB-AL”, em 2007. De 3 a 16 de fevereiro de 2008, esteve em Porto Alegre na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades.

Publicou diversos livros nas áreas de planejamento estratégico urbano e regional e de política social, entre os quais se destacam: a) La estrategia territorial como inicio de la gobernanza democrática. Los planes estratégicos de segunda generación. Diputación de Barcelona, Barcelona, 2008; b) Estrategia Regional y Gobernanza Territorial: La gestión de redes de ciudades. Junta de Andalucía, Sevilla, 2004 y América-Europa de Regiones y Ciudades; c) La gestión estratégica de las ciudades. Un instrumento para gobernar las ciudades en la era info-global. Junta de Andalucía. Sevilla, 2002; d) La Estrategia de las ciudades. Los planes estratégicos como instrumento: métodos, técnicas y buenas prácticas. Diputación de Barcelona y Centro Iberoamericano de Desarrollo Estratégico. Barcelona, 1999.

Para palestras-debates e lançamento do seu livro, Pascual fará uma programação no país que compreende dia 25, em Belo Horizonte; dia 26, em Juiz de Fora; dia 27, em Curitiba; e dia 28, em Brasília. De 29 a 31 estará no Rio de Janeiro, sem compromisso.

Um comentário:

Marcia Ribeiro disse...

Sou antropóloga e militante do PPS em Curitiba. Como faço pra saber onde ele estará aqui no dia 27? Não acho informações a respeito da visita dele em Curitiba na internet.