sexta-feira, 22 de maio de 2009

Temer põe à prova popularidade de reforma política em votação

Da Sucursal de Brasília
DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Mesmo sem consenso, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), anunciou que pretende dar, na semana que vem, a última cartada na reforma política.A intenção é votar requerimento de urgência para o projeto do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) -que trata de financiamento público de campanha e votação em lista fechada (eleitores votariam no partido).

A votação seria um termômetro para avaliar se a maioria aprova a reforma. Para levar o requerimento ao plenário, líderes partidários que representem no mínimo 257 deputados têm que apoiar a ideia. DEM, PT e PC do B (147 congressistas) são favoráveis; PP, PTB e PR, contra.

Nem o próprio PMDB está convencido. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disse que questionará a lista fechada no STF (Supremo Tribunal Federal), sob argumento de que é inconstitucional, pois fere artigo que diz que o sufrágio tem de ser por voto direto.

Ontem, na casa de Temer, líderes se reuniram para discutir alternativas. Sandro Mabel (PR-GO) propôs aumentar o mandato do presidente Lula em dois anos para coincidir todas as eleições -o que foi imediatamente rejeitado pelos líderes.

Nenhum comentário: