sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tons descoloridos para uma vila

Carlos Heli de Almeida
Cannes
DEU NO JORNAL DO BRASIL / Caderno B

‘A faixa branca’, sobre os meses que precederam a Primeira Guerra, é aplaudido em Cannes

O Festival de Cannes conheceu ontem o mais sério candidato à Palma de Ouro de sua 62ª edição. O drama Das weisse band (A faixa branca), do alemão naturalizado austríaco Michael Haneke (A professora de piano, de 2001), foi exibido em sessão antecipada para a imprensa na noite de quinta-feira para uma plateia fascinada e aturdida com quase três horas de rigor plástico e narrativo. Rodado em tons de preto-e-branco deslumbrantes, o filme descreve o cotidiano dos moradores de uma minúscula vila do interior do país ao longo dos meses que precederam a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Escrita pelo próprio Haneke, cineasta que ganhou reputação internacional como autor de elaboradas representações da violência humana (Código desconhecido, O vídeo de Benny), o filme acompanha a escalada de autodestruição de uma comunidade protestante, eventualmente abortada pela eclosão do conflito mundial. É narrado em tom de crescente mistério e interpretado de forma impecável por adultos e – mais surpreendente ainda – pelo enorme elenco que encarna crianças e adolescentes.

"Não é sobre fascismo"

Resta saber se o fato de Isabelle Huppert, presidente do júri deste ano, ter trabalhado com Heneke em A professora de piano, com o qual ganhou o prêmio de Melhor Atriz, compromete a vitória do diretor.

Das weisse band abre com um grave acidente de cavalo envolvendo o médico da cidade. É o início de uma série de incidentes estranhos envolvendo as principais famílias da região – todas numerosas – que inclui a de um severo pastor, a de um rico barão e a de seu capataz. Aos poucos, o espectador é apresentado a todos esses núcleos familiares da vila que, até então, viviam harmoniosamente entre si. O mais conservador é justamente o do pastor protestante, que impõe regime de restrições e punições estarrecedoras aos filhos. Um deles, suspeito de práticas masturbatórias, é obrigado a dormir atado à cama.

Os filhos faltosos do pastor passam a usar uma faixa branca – que simboliza pureza, no caso a falta dela – no braço, até que o pecado seja satisfatoriamente perdoado.

– Essa vila é uma espécie de microcosmo de uma sociedade que desapareceu depois da Primeira Guerra. A ideia era criar um grupo de crianças e jovens sobre o qual valores absolutos foram impostos. Quando impostos, princípios absolutistas tornam-se desumanos, e estes se transformam em terrorismo – explicou Haneke na coletiva de imprensa do filme. – Das weisse band é, portanto, não um filme sobre fascismo, mas sobre a origem de todo o tipo de terrorismo, que é um problema geral.

A história é narrada por um professor da vila, como se, no futuro, se esforçasse para lembrar sobre os fatos que o levaram a deixar a comunidade. A estonteante fotografia em preto-e-branco é de Christian Berger, que trabalhou em quase todos os filmes do diretor.

– Optei pelo p&b por várias razões. A primeira delas é que toda a iconografia referente ao período em que se passa a história, o início do século 20, é em preto-e-branco. Segundo, adoro p&b e, sempre que posso, tento tirar vantagem dele. Terceiro, eu buscava evitar o naturalismo nesse filme, e encontrei no preto-e-branco a voz narrativa que procurava, um certo distanciamento criativo – justificou o diretor.

O outro filme do dia, À l’origine, de Xavier Gainnoli, terceiro concorrente francês, mereceu aplausos educados, embora não tenha agradado à maioria. Livremente inspirados em acontecimentos reais, recria a história de um ex-detento que se passa por um representante de uma milionária empreiteira e, com a ajuda de uma comunidade do Norte da França abalada pelo desemprego, retoma o projeto de construção de uma rodovia, abandonada anos atrás por pressões de ambientalistas.

Empreiteiro de mentira

A trama refaz o percurso de Paul (François Cluzet), vigarista que sai da prisão e aplica golpes para sobreviver. Depois de uma fracassada tentativa de reconciliação com a ex-mulher, cruza o caminho de pessoas interessadas em concluir a obra milionária, que traria dividendos. Paul assume a identidade de um empreiteiro e lidera a empreitada, mas o plano ganha dimensões sem controle, mudando a vida de todos os envolvidos – inclusive a do protagonista.

– O personagem ganha a confiança das pessoas e, num determinado momento, ele se sente responsável por elas, não quer decepcioná-las – diz o diretor, que esteve em Cannes em 2007 com Quando estou amando. – A perspectiva de alguém que assume a responsabilidade sobre as pessoas que acreditam nele me deixou bastante curioso. São valores que deveriam ser preservados por todos aqueles que dependem da confiança dos outros, como os políticos.

Nenhum comentário: