domingo, 21 de junho de 2009

Mordomo de Roseana ganha R$12 mil do Senado

DEU EM O GLOBO
Governadora admite que técnico legislativo, pago com dinheiro público, faz serviços domésticos em sua casa
BRASÍLIA. Amaury de Jesus Machado, de 51 anos, conhecido como "Secreta", é funcionário do Senado e ganha cerca de R$12 mil mensais, entre salários e gratificações. Mas não trabalha no Senado. Amaury é o mordomo da casa de Roseana Sarney, ex-senadora e atual governadora do Maranhão, filha do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

De acordo com reportagem publicada ontem no jornal "O Estado de S. Paulo", "Secreta" dá expediente a sete quilômetros do Senado, na residência que Roseana mantém no Lago Sul de Brasília. É uma espécie de faz-tudo, que cuida dos serviços de copa e cozinha, dá orientações aos outros funcionários e organiza as recepções oferecidas por Roseana em Brasília. Tudo pago com dinheiro público.

"Ele vai à minha casa duas ou três vezes por semana"

Oficialmente, "Secreta" ocupa o cargo de técnico legislativo do Senado, com função comissionada. Entrevistada por telefone pelo "Estado", Roseana deu a seguinte descrição para as funções de seu mordomo: "Ele é meu afilhado. Fui eu quem o trouxe do Maranhão. Ele vai à casa quando preciso, umas duas ou três vezes por semana. É motorista noturno e é do Senado. E lá até ganha bem."

É só mais um caso de uso de dinheiro público para custear despesas privadas da família Sarney.

O presidente do Senado tem nove parentes supostamente trabalhando na Casa. "Secreta" era lotado no gabinete de Roseana desde que ela tomou posse como senadora, em 2003. Como Roseana deixou o Senado em abril deste ano para assumir o governo do Maranhão, muitos dos nomeados para assessorá-la foram mantidos como assessores do senador Mauro Fecury (PMDB-MA), que assumiu a vaga dela no Senado.

O mordomo nem sempre trabalha em Brasília. Na sexta-feira, o empregado que atendeu na casa da governadora, em Brasília, informou que "Secreta" estava há dez dias em São Paulo, acompanhando Roseana, que se recupera de uma cirurgia para a retirada de um aneurisma. Outros funcionários da casa confirmaram as funções privadas do servidor público do Senado.

Em abril, Roseana assumiu o governo do Maranhão no lugar de Jackson Lago (PDT), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Secreta" é tão ligado a ela que chegou a ter filiação partidária. Assinou a ficha do PFL quando a governadora ainda estava no partido. Hoje, Roseana é filiada ao PMDB, assim como o pai.

Mordomo também trabalhou no Palácio do Alvorada

O mordomo também já foi funcionário do governo federal: trabalhou no Palácio do Alvorada na década de 1980, quando Sarney era presidente da República. Nos anos 90, com o fim do mandato de Sarney, "Secreta" passou para o Senado e foi inicialmente lotado no departamento de segurança e transportes. Oficialmente, ele exercia a função de motorista do Senado, embora os antigos colegas não tenham se lembrado de vê-lo dirigindo os carros da Casa.

A lotação mais recente é de fevereiro de 2003. Logo após tomar posse como senadora, em 2003, Roseana levou "Secreta" para seu gabinete. O ato foi assinado por Agaciel Maia, na época diretor-geral da Casa, em 21 de fevereiro. O mordomo ganha como técnico legislativo e pela função comissionada.

Nenhum comentário: