quarta-feira, 29 de julho de 2009

Juízo final

Valdo Cruz
DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Se Sarney cair, ouvi por aqui da boca de governistas apocalípticos que o mundo acaba. Não vai sobrar pedra sobre pedra na seara legislativa de Lula.

A profecia conta que, se Sarney cair, o Senado se transforma num campo de guerra. Haverá sangue e ranger de dentes nas hostes governistas. Festas e rojões entre oposicionistas de plantão.

A primeira batalha, se Sarney cair, se dará na CPI da Petrobras. Vaticinam os agourentos que os peemedebistas passarão a andar de braços dados com democratas e tucanos. E os petistas sentirão na pele a dor das investigações da CPI.

O passo seguinte, se Sarney cair, será a conquista da cadeira daquele que hoje encarna toda onda de nepotismo na capital. Divididos, os governistas podem ser atacados pelos flancos e perder o domínio do Senado para a oposição.

Sem Sarney, o fim estará próximo. Instalado o clima de terra arrasada, nada mais de interesse do presidente Lula irá prosperar nos campos do Senado. E virão ervas daninhas derrubando vetos presidenciais, causando estragos nos cofres públicos federais.

Na hora do juízo final, Lula condenará os senadores petistas ao fogo do inferno -onde, na verdade, já se sentem hoje, espremidos entre os desejos presidenciais e as cobranças de seus eleitores. E tentará, como seu último milagre, levar sua pupila Dilma Rousseff à terra prometida palaciana.

Como ouço desde pequeno que o mundo vai acabar, e nunca acaba, pelo menos até hoje, não sou de dar ouvidos a esses profetas. Principalmente aqueles que profetizam ameaças para curvar súditos a seus interesses mundanos.

Agora, convenhamos, não é preciso ser profeta para vislumbrar que alguma ruína virá. Quem será a vítima? A confirmar. Como diria um senador condenado ao fogo do inferno, cada um tem o apocalipse que merece. Ele prefere salvar seu mandato ao dos outros.

Nenhum comentário: