sábado, 25 de julho de 2009

PT desobedece a Lula e já vê envolvimento de Sarney

Adriana Vasconcelos e Gerson Camarotti
DEU EM O GLOBO

Partido apoia reunião extraordinária de conselho; PSDB encampa denúncia

Um dia após o presidente Lula relativizar crimes para reforçar a defesa do aliado José Sarney, a bancada do PT divulgou nota, agora apoiando a proposta de antecipar a convocação do Conselho de Ética, ainda no recesso, para discutir as denúncias contra o presidente da Casa. Na nota, Aloizio Mercadante, líder do partido, diz que "é grave essa nova denúncia porque há indícios concretos da associação do presidente do Senado em ato secreto de nomeação do namorado de sua neta". O PSDB decidiu encampar a proposta de seu líder, Arthur Virgílio, de representar formalmente contra Sarney no Conselho.

PT ensaia abandonar Sarney

Bancada desobedece a Lula e pede convocação do Conselho; PSDB encampa denúncias

Depois de o presidente Lula mais uma vez defender o aliado José Sarney (PMDB-AP) e de a líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), ter admitido que ficou complicada a situação do presidente do Senado, o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), divulgou ontem nota apoiando a proposta de Cristovam Buarque (PDT-DF) e Pedro Simon (PMDB-RS) de antecipar a convocação do Conselho de Ética para uma reunião ainda durante o recesso. Para Mercadante, o Conselho terá que investigar "com rigor a possibilidade de participação direta" de Sarney na edição de atos secretos.

A mudança de tom do PT ocorre após a divulgação de diálogos, gravados pela Polícia Federal, entre Sarney e seu filho Fernando. As gravações mostram a intervenção direta do senador junto ao ex-diretor-geral Agaciel Maia para conseguir um emprego no Senado para o namorado da neta Maria Beatriz, filha de Fernando.

A nota do líder petista é mais um sinal de que o partido poderá abandonar Sarney, a despeito do esforço que o presidente Lula tem feito para defender o presidente do Senado. Na nota, Mercadante atesta que "é grave essa nova denúncia porque há indícios concretos da associação do presidente do Senado, José Sarney, em ato secreto de nomeação do namorado de sua neta". Embora o petista também defenda a apuração da divulgação de conversas telefônicas do senador, "que constam em inquérito que tramita sob segredo de Justiça", ele conclui a nota reiterando que a bancada do PT "reafirma a sua posição de que o melhor caminho seria o pedido de licença da presidência da Casa por parte do senador José Sarney".

PSDB quer tirar Duque do Conselho

Já o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), deixou clara a disposição de seu partido de apoiar o líder da bancada tucana, Arthur Virgílio (AM), nas ações contra a permanência de Sarney no comando da Casa. O PSDB decidiu ontem que apoiará a iniciativa de transformar em representações formais do partido as quatro denúncias individuais que Virgílio apresentara contra Sarney no Conselho de Ética.

Guerra defendeu ainda a destituição do senador Paulo Duque (PMDB-RJ) da presidência do Conselho de Ética, por suas declarações polêmicas. Duque, semana passada, disse não se importar muito com a opinião pública porque ela é "muito volúvel":

- Aparentemente, o senador Paulo Duque não tem a menor condição de presidir o Conselho.

Até no PMDB a situação de Sarney se complica. Em entrevista à rádio CBN, ontem, o ex-presidente do Senado Garibaldi Alves (PMDB-RN) disse acreditar que "uma maioria vê como solução a saída do senador José Sarney" do cargo de presidente. Perguntado se a população espera a saída de Sarney do cargo, respondeu:

- Acredito que a grande maioria veja como solução a saída do presidente Sarney, apesar de se saber que não seria ainda a solução total para o problema, que é mais abrangente e mais grave.

Tropa de Renan ameaça partidos

Mas o grupo peemedebista liderado por Renan Calheiros (AL) reagiu energicamente ontem à movimentação do PT.

- O Senado ainda nem sabe direito o que é ato secreto. Mas, pelo jeito, Mercadante gostaria de ser filho de cigano para prever o futuro. Aí, solta uma nota para tentar adivinhar o que vai acontecer. A cada fumaça, tem uma nota dele. Isso é insegurança total - criticou o senador Wellington Salgado (PMDB-MG).

Em tom de ameaça, Wellington Salgado deixou claro que, se o PT retirar seu apoio a Sarney, terá de arcar com as consequências:

- Se o PT acha bom trabalhar para que Marconi Perillo (PSDB-GO) assuma a presidência, é um problema do PT. Até porque, tem problema pior do que o Arthur Virgílio, que é réu confesso? Ele tem a cara de pau de apresentar uma nova representação! Ele já está no corredor da morte, aguardando a senha. Cria fato novo todo dia para desviar o foco dele - disse, referindo-se ao fato de Virgílio ter admitido que empregou um funcionário fantasma.

Para Salgado, a nomeação do namorado da neta de Sarney para um cargo no Senado não é motivo para a abertura de uma representação contra o presidente da Casa no Conselho:

- Não vejo razão para representação por causa da nomeação desse playboy. Há um ano esse rapaz não é mais namorado da neta de Sarney. Se houvesse essa ligação, ele teria perdido o cargo, o que não aconteceu.

DEM pode assinar representação

O líder do DEM, José Agripino (RN), antecipou que defenderá na próxima reunião da bancada, em 4 de agosto, que o partido também assine representação contra Sarney, caso ele não dê explicações sobre sua ligação com os atos secretos:

- Diante dos fatos, não havendo reparo, vou defender que o DEM represente contra Sarney por quebra de decoro parlamentar.

O PSOL também está disposto a fazer nova representação contra Sarney após o fim do recesso.

- A chantagem que alguns do PMDB andam fazendo, ameaçando com um festival de representações, não nos afeta e só revela o caráter rebaixado dos que mandam nesse partido, que só tem projeto de poder. Só denunciar por conveniência, com zelo ético de ocasião, é quebra de decoro também! - afirmou o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).

Nenhum comentário: