sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Crise? Que crise?

Paulo Francisco, Ipanguaçu (RN)
DEU EM O GLOBO

Lula minimiza saída de senadores do PT e diz que o partido "continua forte"

Um dia depois de o PT perder dois senadores — a ex-ministra Marina Silva e Flávio Arns — e ajudar a enterrar qualquer possibilidade de investigar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou ontem as perdas da bancada petista, negou que haja crise no PT e disse que os insatisfeitos podem deixar o partido.

— Não vejo crise no PT. O PT continua forte, com muitas possibilidades — disse, em entrevistas a rádios do Rio Grande do Norte, onde inaugurou uma escola técnica.

Lula elogiou Marina Silva e lembrou que ela deixou o Ministério do Meio Ambiente porque quis: — Se a pessoa quer sair de um partido, não está confortável, é um direito da pessoa. Se ela quis fazer uma opção e não me procurou para conversar é porque ela estava com a opção feita. Acho que, da mesma forma que veio para o PT, ela pode sair do PT .

Lula afirmou ainda que sua relação com a ex-ministra é superior à relação partidária: — Minha relação com a Marina não muda absolutamente nada, eu continuo gostando dela, achando (que ela é) um quadro extraordinário.

Já sobre a decisão do senador Flávio Arns, do Paraná, de deixar o partido, após a ordem do próprio Lula para a bancada no Senado salvar Sarney, afirmou: — O Flávio Arns é um senador de primeiro mandato, é um companheiro que tem seus valores, mas sempre foi muito encrencado com o PT. Bom, se quiser sair, também... Quem entra, sai.

Mas o PT continua forte e continua com muitas possibilidades Arns disse que deixará o PT por entender que a legenda abandonou suas bandeiras da ética ao apoiar o arquivamento de denúncias contra Sarney.

“Pior que doença que não tem cura”

Ao inaugurar uma escola técnica em Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, Lula discursou e criticou a oposição, quando falava dos que dizem que o governo não faz investimentos num ou outro lugar porque o prefeito não é do PT ou amigo do Lula.

— Na verdade, uma oposição, quando não tem argumentos para fazer oposição, é pior que doença que não tem cura. É pior — afirmou o presidente, no discurso.

Muito à vontade perante uma plateia de estudantes e moradores de Ipanguaçu, Lula disse que está numa fase de sua vida que “enquanto os cães ladram, a caravana passa e eu tenho que governar este país”.

Segundo Lula, o dia de ontem era de muito orgulho para ele porque estava podendo oferecer para os filhos do país aquilo que a sua geração não pôde ter.

— Acho que eu e Zé Alencar somos na história do mundo o primeiro presidente e o vice que não têm diploma universitário — disse o presidente, lembrando que o vice tinha saído de casa aos 14 anos como um menino pobre e virou um dos maiores empresários do país.

— Saí de Garanhuns, virei sindicalista e um belo dia o sindicalista se encontra com o grande empresário e a gente forma uma dupla e ganha a eleições.

Zé Alencar, como eu, não teve o direito de estudar. Mas exatamente por isso é que a gente tem um compromisso, que é a educação.

O presidente encerrou seu discurso afirmando que, se a juventude brasileira não participar, o país vai ter pouca chance de renovar a política brasileira.

— Portanto, presta atenção, que no ano que vem já tem eleições. É hora de fazer valer a consciência de cada homem, de cada mulher e de cada jovem deste país.

Nenhum comentário: