segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PSOL adia para outubro decisão sobre eleições

Soraya Aggege e Ricardo Galhardo
DEU EM O GLOBO

Aclamada pelo partido, Heloísa Helena pede prazo para decidir se será candidata a presidente

SÃO PAULO. O PSOL decidiu ontem adiar para outubro a escolha do candidato para a sucessão do presidente Lula. A ex-senadora Heloísa Helena, vereadora em Maceió, foi aclamada durante os últimos três dias, no 2º Congresso Nacional do partido, em São Paulo, mas pediu que a decisão seja anunciada após a construção de um programa de governo.

Heloísa pediu o prazo para se acertar com suas bases em Alagoas, que defendem sua disputa ao Senado. Caso a ex-senadora opte pela candidatura ao Senado, o PSOL poderá lançar a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio ou apoiar alianças. Possível acordo com o PV da senadora Marina Silva também não foi decidido.

- Apesar de algumas pessoas acharem que eu deva criticar Marina, não vou fazer. Ela é uma valorosa e das mais combativas militantes de esquerda - disse Heloísa Helena.

Dentro de dois meses, o PSOL fará conferência eleitoral para decidir sobre a candidatura.

- A decisão não será pessoal, dependerá da reflexão do acúmulo e da estrutura do partido. Além disso, tem pessoas no partido que querem que eu defenda a legalização do aborto, por exemplo, e não farei isso - disse Heloísa.

Na Avenida Paulista, em São Paulo, a manifestação "Vem Marina", organizada pelo PV de São Paulo para atrair a senadora Marina Silva (ex-PT-AC), não chegou a reunir cem pessoas.

Os organizadores culparam a chuva e o frio pela ausência de manifestantes. Durante o ato, os dirigentes do PV tiveram que explicar as denúncias de que o presidente do partido, José Luiz Penna, teria usado dinheiro do PV para pagar viagens de parentes.

- O TSE não reprovou as contas do PV, apenas pediu esclarecimentos que nossa equipe jurídica já está providenciando - explicou o presidente municipal do PV, Carlos Camacho.

Nenhum comentário: