segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PT deve votar por abertura de processo contra Sarney

Fábio Zanini e Kennedy Alencar
DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Apesar da pressão do Palácio do Planalto a favor de José Sarney (PMDB-AP), a tendência da bancada do PT é votar pela abertura no Conselho de Ética de ao menos um processo de investigação por quebra de decoro contra o presidente da Casa.

Segundo a Folha apurou, o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), já disse ao Planalto que será difícil confirmar o arquivamento de todas as 11 acusações, como decidido pelo presidente do conselho, Paulo Duque (PMDB-RJ).

O provável é que o PT vote pela abertura de processo que liga Sarney à nomeação de Henrique Dias, ex-namorado da neta Maria Beatriz para cargo no Senado via ato secreto.
Sarney foi flagrado em conversa com o filho Fernando em grampo da Operação Faktor (ex-Boi Barrica) da Polícia Federal discutindo a nomeação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gostaria que o PT do Senado confirmasse a decisão de Duque. A oposição deve recorrer ao próprio conselho nesta semana, exigindo que cada decisão seja submetida a voto dos 15 integrantes do órgão. Como ela tem cinco votos, precisa dos três petistas que hoje participariam da votação: o titular João Pedro (AM) e os suplentes Delcídio Amaral (MT) e Ideli Salvatti (SC).

A tendência oficial da bancada do PT deve ser a de deixar a cargo dos senadores a decisão de confirmar ou não o arquivamento. Há resistência à confirmação do arquivamento até entre os simpáticos a Sarney, como Delcídio e Ideli. Motivo: ambos deverão concorrer nas eleições de 2010. Delcídio quer se reeleger. Ideli, disputar o governo de Santa Catarina.

João Pedro sinaliza que tende a votar pela abertura de um processo, mas é o mais suscetível a um eventual pedido direto de Lula, pois seu mandato vai até 2014. Na avaliação do PT, um processo sobre atos secretos deve resultar na absolvição de Sarney. Mas a abertura daria discurso, acredita a sigla, para que oposição e governistas fizessem um acordo a fim de amenizar o clima no Senado.

Nos bastidores, o PMDB resiste. Sarney e o líder da bancada do partido na Casa, Renan Calheiros (AL), querem que o PT confirme o arquivamento. Nessa hipótese, dizem peemedebistas, não impediriam o arquivamento de representação contra o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

Sobre essa representação, Duque sinalizou que vai instaurar processo contra o tucano. Ele argumenta que Virgílio confessou ter mantido um servidor-fantasma no gabinete.

Nenhum comentário: