sábado, 8 de agosto de 2009

Serra e Aécio fazem elogios a PV e à possível candidatura de Marina

Raphael Gomide
Da Sucursal do Rio
DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Presidenciáveis tucanos dizem que PT faz "privatização nefasta" no Estado

Após críticas fortes, mas indiretas contra o que chamaram de "privatização nefasta do Estado" pelo PT, os pré-candidatos tucanos à Presidência, os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), elogiaram e deram tratamento de futuro aliado a uma eventual candidatura da senadora petista Marina Silva pelo PV.

O paulista, sem citar diretamente o PT, fez duras críticas ao partido. "O Estado brasileiro está sendo privatizado. É uma privatização espúria, nefasta. Não tem muita diferença do patrimonialismo antigo, de se apropriar do Estado para corrupção de meia dúzia ou de se apropriar do Estado para se fortalecer e construir um partido. Precisamos estatizar o Estado brasileiro que hoje está privatizado por um partido."

Aécio acompanhou o colega: "Hoje há um aparelhamento do Estado aliado à ineficiência como poucas vezes vimos".

Foram aplaudidos pelos mais de 400 presentes na abertura do 16º Congresso Nacional do PPS, no hotel Guanabara (RJ), mas se negaram a comentar a situação do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Para Aécio, a entrada de Marina Silva na corrida presidencial qualifica o debate. "Quem tem projeto político não pode temer. Em um segundo momento, vejo afinidade entre ela e o PSDB. Hoje PV e PSDB já estão juntos no Brasil, em Minas e em cidades expressivas, com um projeto comum."

Serra não quis comentar. "Não opino sobre mudança de partido", disse, e lembrou que o PV integra o governo paulista e compõe a base na Assembleia. "O PV faz parte da aliança. Tive [na prefeitura] um grande secretário [do Verde e Meio Ambiente], Eduardo Jorge. É um partido que sempre teve tradição de proximidade comigo."

Nenhum comentário: