segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Com maior apoio político, neofascistas ganham espaço na Itália

DEU EM O GLOBO ONLINE

RIO - No país que inventou o fascismo e que sempre manteve - apesar da derrota na Segunda Guerra Mundial - um consistente núcleo saudosista e colecionador de brindes de Benito Mussolini, a volta dos seguidores do "Duce" assusta tanto quanto o retorno dos nazistas na Alemanha. Reportagem de Vera Gonçalves de Araújo, publicada na edição de domingo do GLOBO, mostra que o cenário é ainda mais complicado, já que alguns dos líderes da extrema-direita conquistaram cadeiras no Parlamento. E com o avanço político, mais doses de violência contra imigrantes, ciganos e homossexuais.

Alessandra Mussolini, neta do ex-ditador e sobrinha de Sophia Loren, foi eleita eurodeputada. A política, que subiu no palanque de Silvio Berlusconi no ano passado, é considerada um dos trunfos da coalizão Casa das Liberdades.

Um dos grandes motivos de preocupação está nas arquibancadas de estádios de futebol. Com a exceção da torcida do Livorno, tradicionalmente de esquerda, todas as outras torcidas organizadas têm em comum os símbolos, os gestos, os slogans fascistas.

Os neofascistas também são cada vez mais visíveis nas patrulhas metropolitanas, milícias legalizadas na semana passada pelo governo Berlusconi.

Nenhum comentário: