segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Filho de Sarney interfere em agenda de Lobão

DEU EM O GLOBO

Gravação mostra que ele marca encontros e instrui ministro

BRASÍLIA e BELÉM. Diálogos gravados pela Polícia Federal (PF) revelam que o empresário Fernando Sarney, filho mais velho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), tem livre trânsito no gabinete do ministro de Minas e Energia, o aliado peemedebista Edison Lobão. Fernando interfere na agenda do ministro e até determina com quem Lobão deve se reunir. Silas Rondeau, que ocupou o mesmo cargo, também atua no ministério e marca audiências de empresários com o ministro. A ação dos dois foi noticiada ontem pela "Folha de S.Paulo".

Em algumas conversas, Fernando fala com Lobão sobre reuniões que ocorreriam no ministério e dá instruções ao ministro. Numa delas, em setembro de 2008, Fernando avisa a Lobão que agendou um encontro dele, ministro, com um grupo ligado à Associação Brasileira de Energia Eólica. Os empresários apresentariam projetos do setor.

Lobão disse que Fernando solicitava audiências, mas confirmou que recebeu empresários atendendo a um pedido de Rondeau. Fernando Sarney não se pronunciou. Rondeau negou interferência na agenda de Lobão. Para a PF, o conteúdo dos diálogos configura o crime de tráfico de influência.

Nenhum comentário: