sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Final de governo e campanha: Presidente ironiza 'preocupação' de Serra com NE

Chico de Gois
DEU EM O GLOBO

"O Serra que fique esperto"
NAVEGANDO EM ÁGUAS POLÊMICAS

Sempre ao lado de Dilma e Ciro, Lula responde a crítica do tucano com ataques e ironias

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu o tom e atacou ontem, de forma irônica, o governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato do PSDB à Presidência. Na véspera, Serra criticara o que chamou de falta de projetos de irrigação na transposição do Rio São Francisco. Lula - que visita as obras desde quarta-feira sempre acompanhado dos também pré-candidatos Dilma Rousseff (PT) e Ciro Gomes (PSB), seus aliados - disse não saber que Serra tinha preocupação com o Nordeste, e estranhou o fato de, para ele, só agora o tucano ter começado a falar do assunto. Recomendou que Serra, possível adversário de Dilma, "fique esperto" porque seu governo pretende inaugurar sistemas de irrigação na região.

Anteontem, Serra dissera que os investimentos do governo federal haviam sido paralisados:

- Vai fazer transposição do São Francisco, tudo bem. Agora, as áreas que já estão na beira do rio deviam ser irrigadas. É curioso cuidar da transposição e esquecer os que estão nas margens do rio.

Ataques também a Jarbas Vasconcelos

Perguntado sobre as declarações de Serra, Lula respondeu:

- Não sabia que o Serra tinha preocupação com o Nordeste, mas, se começa a ter um pouquinho perto das eleições, é um bom sinal - afirmou, em entrevista a emissoras de rádios regionais. - Olhe, o triste é isso: vai passando o tempo, as pessoas não falam, ficam mudas, e quando vai chegando perto das eleições começam a preparar o discurso. O Serra que fique esperto porque o que a gente vai inaugurar de irrigação no Nordeste, projetos que estiveram parados anos não por nossa culpa, mas por irresponsabilidade do Judiciário... Quem sabe eu até o convide para participar de inaugurações para compreender o que está acontecendo no Nordeste brasileiro.

Ao lado do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), candidato à reeleição, Lula atacou, sem citar nome, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), crítico do governo e adversário de Campos. Lula disse que no primeiro mandato, quando ia a Pernambuco e Jarbas era governador, o peemedebista não o acompanhava.

- Você (Eduardo Campos) não estava comigo porque não era governador, e o outro governador não ia comigo. Não ia porque não queria ou porque tinha medo de ser vaiado.

Disse que quem governa não tem tempo para ficar de mau-humor, e, em vez de falar, faz:

- Quem está governando não tem tempo de ficar mal humorado. Quando a gente é oposição, radialista, jornalista, quando está de fora, pensa tudo, sabe tudo. No governo, você não pensa, não acredita, você faz ou não faz. O que fizer está feito, o que não fizer paga o preço.

Ele criticou o bispo dom Luiz Flávio Cappio, que fez greve de fome contra a obra.

- Teve um bispo que fez greve de fome. De vez em quando aparece movimento contra. Eles não têm conhecimento do bem que a obra está fazendo.

Nenhum comentário: