quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Merval Pereira ganha prêmio internacional

Rodrigo Bocardi, Nova York
DEU EM O GLOBO ONLINE


O colunista de O Globo e comentarista da Globo News e da CBN, foi premiado pela Universidade de Columbia.

O jornalismo brasileiro foi destaque, na noite de quarta-feira (14), em Nova York. Merval Pereira, colunista do jornal O Globo e comentarista da Globo News e da rádio CBN, foi premiado pela Universidade de Columbia, uma das mais respeitadas do mundo.

De todas as Américas, havia três países representados e quatro jornalistas premiados. Dos Estados Unidos, Anthony DePalma, correspondente do "New York Times", Christopher Hawley do “USA Today” e do “The Arizona Republic”, de Cuba, Yóni Sanchez, que criou o revolucionário blog "Generación Y”. Ela não teve autorização para sair de Cuba e mandou uma mensagem de agradecimento. Todos eles levaram o Maria Moors Cabot, o mais antigo prêmio internacional de jornalismo.

O prêmio é concedido aos profissionais de imprensa que trabalham nas Américas e, neste ano, além dos dois jornalistas dos Estados Unidos e da cubana, um brasileiro recebeu a medalha de ouro: Merval Pereira, editor-executivo e colunista do jornal O Globo, correspondente e comentarista da Globo News e da rádio CBN.

O presidente da Universidade de Columbia destacou que Merval Pereira faz parte de uma geração de jornalistas que venceu a adversidade da ditadura militar, combateu com sucesso a tentativa de criação de um Conselho Nacional de Jornalismo, e ajudou os brasileiros a compreender melhor o significado da última eleição americana.

Para o professor de economia da Columbia, Thomas Trebat, o prêmio é o reconhecimento do jornalismo brasileiro nas Américas. “O jornalismo no Brasil é fundamental, é uma força vital na estabilidade política, econômica e social do Brasil e do continente”, afirma.

Para Merval Pereira, é a valorização da liberdade de imprensa. “Um dos objetivos do prêmio é fortalecer a liberdade de imprensa e a imprensa como instrumento de democracia e, para a imprensa brasileira, é importante sempre que um brasileiro ganhe o prêmio”, afirma o jornalista premiado.

COMENTÁRIO:
Este Blog parabeniza o jornalista Merval Pereira.

Nenhum comentário: