sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Serra diz que não vai polemizar com Lula porque não está em campanha eleitoral

Wagner Gomes - O Globo; Agência Brasil

BRASÍLIA, CABROBÓ (PE) e SÃO PAULO - O governador de São Paulo, José Serra (PSDB) disse nesta sexta-feira que não está em campanha eleitoral e, que, portanto, não vai polemizar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, as afirmações de Lula têm viés eleitoral.

Na quinta-feira, o presidente disse que estranhava o interesse de Serra pelos problemas do Nordeste perto das eleições . E nesta sexta, Lula voltou a criticar a oposição, dizendo que o papel dos adversários é "ver defeito". " Não vou fazer um debate eleitoral porque ele não é candidato no ano que vem e porque eu ainda não defini se serei candidato ou não "

- O presidente Lula falou em termos eleitorais. Não vou fazer um debate eleitoral com ele por dois motivos: porque ele não é candidato no ano que vem e porque eu ainda não defini se serei candidato ou não - disse Serra, em São José dos Campos (SP), ao inaugurar um trecho de ligação entre as rodovias Dutra e Carvalho Pinto.

Em seu terceiro dia de viagem pelo Nordeste, onde vistoria as obras de transposição do Rio São Francisco, Lula voltou a criticar a oposição , valendo-se novamente de uma metáfora futebolística:

- É como jogador que está no banco de reserva; diz que é amigo do que está jogando, mas fica doidinho para o que está jogando tomar cartão vermelho ou se machucar para entrar no lugar dele. O papel da oposição é ver defeito - disse Lula em Cabrobó (PE), onde voltou a defender a necessidade da obra de transposição, frisando que ela só será valorizada depois que estiver concluída.

Mais tarde, ao ser perguntado sobre as acusações de que a viagem de três dias para inspecionar obras de revitalização e transposição do Rio São Francisco é eleitoreira, Lula voltou a criticar:

- Pobre da oposição que não tem o que fazer. Acho que a ociosidade é a desgraça da humanidade. Em vez de olhar o que eu estou fazendo, deveriam olhar o que eles estão fazendo - disse, ao falar com jornalistas em Cabrobó (PE).
Na comitiva de Lula, estão dois pré-candidatos à Presidência: a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE).

Sobre as eleições de 2010, Lula disse que ainda é cedo para fazer qualquer avaliação sobre o panorama eleitoral. Sobre as possíveis candidaturas de Dilma e Ciro, ele afirmou:

- Acho que Dilma e Ciro são dois grandes companheiros, mas quem vai decidir o destino deles são os partidos.

Serra disse ainda que a decisão de ser candidato será tomada por ele e pelo PSDB somente no primeiro trimestre do ano que vem e que, por enquanto, continuará trabalhando pelo governo de São Paulo. O tucano afirmou ainda que, para ele, não seria difícil separar campanha eleitoral do governo, mas a imprensa teria dificuldade de fazer essa distinção. Logo em seguida foi perguntado se isso também seria difícil para o presidente Lula.

- Que cada um fale por si. No meu caso não há problema, porque eu não estou fazendo campanha.

Nenhum comentário: