sábado, 14 de novembro de 2009

Assunto não está encerrado, diz Serra

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), elevou o tom das críticas ao governo por causa do apagão. Ao contrário do que afirmaram os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Dilma Rousseff (Casa Civil), Serra afirmou que "é evidente que o assunto não está encerrado".

O governador chegou a comparar as declarações de Lobão e Dilma às do senador norte-americano George Aiken, que ficou famoso no final da década de 1960 por ter afirmado que os EUA deveriam declarar vitória no Vietnã e ordenar a retirada de tropas. "Quando os EUA não sabiam como sair da situação, ele disse: declare-se vitória e as tropas abandonam o Vietnã."

Em seguida, Serra voltou à carga contra o governo, e lamentou a falta de explicações. "O problema não está encerrado por decreto, infelizmente. Seria bom até fazer decreto e não haver problema. Pelo contrário, o problema continua e a falta de explicação só aumenta a ansiedade."

Além de exigir mais informações, Serra também mostrou-se preocupado com a vulnerabilidade do sistema elétrico em São Paulo e nos demais Estados: "São Paulo e todos os Estados atingidos correm risco. Temos enorme preocupação quanto a isso."

Para o governador, a situação continua "gravíssima". "Se foi realmente uma ventania e um raio, denota uma situação gravíssima. Porque basta uma ventania e um raio para parar todas as turbinas de Itaipu."

Serra desassociou o apagão de 1999, ocorrido no governo FHC, e o desta semana. E criticou a falta de investimento no setor.

Nenhum comentário: