quarta-feira, 25 de novembro de 2009

'El País': Lula pode perder prestígio “em troca de nada”

DEU NO JORNAL DO BRASIL

Da Redação

O jornal espanhol El País repercutiu terça-feira, em seu editorial, a visita ao Brasil do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. O título Ahmadinejad no Brasil foi seguido de um subtítulo que dizia: “Lula arrisca muito ao não obter de líder iraniano concessões sobre seu programa nuclear”.

No texto, o El País diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode “perder parte do prestígio internacional que colheu”, ao receber Ahmadinejad, que, segundo o jornal, “pretende buscar fora (de seu país) a legitimidade que dentro continua sendo contestada”. O texto segue dizendo que o Brasil “decidiu ocupar um novo papel”, desenvolvendo uma política própria para questões como as relacionadas ao Oriente Médio e ao programa nuclear iraniano, ao qual Lula disse ser a favor, desde que para fins pacíficos.

“É uma aposta arriscada para o presidente Lula que, antes de Ahmadinejad, recebeu o presidente israelense Shimon Peres e o da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, forçado pelo dominó de equilíbrios que deve respeitar após mover a primeira peça”, afirma o editorial.

Para o El País, “a visita de Ahmadinejad ao Brasil não admitiria outro desenlace senão o que um jogo que termina em zero a zero”. O periódico espanhol diz que o fato de Lula não conseguir mudar a posição de Ahmadinejad em relação à questão nuclear iraniana faria o presidente brasileiro perder “em troca de nada (...) uma parte do prestígio internacional que colheu merecidamente”.

Nenhum comentário: