domingo, 15 de novembro de 2009

Era uma luta por um país melhor'

DEU EM O GLOBO

Artistas lembram clipe do Lula-lá, que marcou o 2º turno

Cláudia Lamego

A gravação estava marcada para as 21h. Cansados de esperar, Gonzaguinha e Fagner desistiram e foram embora. Quem ficou participou de um momento histórico da política e do horário eleitoral gratuito na TV. O clipe que marcou o início do segundo turno na campanha do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, tinha vozes e imagens de Chico Buarque, Gal Costa, Beth Carvalho, Felipe Camargo, Reginaldo Farias, Hugo Carvana, Djavan, Lydia Brondi, Bety Faria, Jards Macalé, Luciana Braga, Cláudio Marzo, Jonas Bloch e os já falecidos João Nogueira e Armando Bógus. Eram tantos artistas que, relembra um dos produtores, Paulo Betti, ficou difícil de mostrar todo mundo no pouco tempo que durava o jingle Lula-lá.

— A organização era precária. A equipe que ia filmar chegou de São Paulo à 1h da manhã.

As pessoas participavam da campanha e não ganhavam nada. Tenho orgulho de ter participado.

Todo mundo acreditava na grande transformação que poderia ocorrer — conta Betti.

No clipe, alguns aparecem com o lenço vermelho dos brizolistas, como José Mayer, Elba Ramalho, João Nogueira Beth Carvalho. Para Betti, era importante mostrar que simpatizantes de Leonel Brizola (PDT), que perdeu para Lula no primeiro turno, estavam com o PT.

— A gente queria o Brizola, mas não deu — lamenta Beth. — Tínhamos que apoiar o Lula.

Foi um dia maravilhoso, com o sentimento de esperança. Era uma luta por um país melhor.

Quem vê o clipe e ouve, ainda hoje, o Lula-lá em alguns comícios do PT não sabe que o famoso jingle poderia ter sido um samba. O autor, Hilton Acioli, professor de música em São Paulo, relembra que, quando cantou o samba numa reunião no PT, ninguém se empolgou: — Gente que trabalhava para o Collor e me disse que votou no Lula por causa da música.

Nenhum comentário: