sábado, 14 de novembro de 2009

Oposição na cola da pré-candidata

DEU EM O GLOBO

Virgílio pede à Mesa informações sobre viagens de Dilma com Lula

BRASÍLIA. A oposição não pretende dar trégua à chefe da Casa Civil e pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff. O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), protocolou ontem na Mesa da Casa requerimento de informações sobre todas as viagens feitas, de junho de 2005 até agora, pela ministra na companhia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O tucano, que alega indícios de antecipação de campanha e uso da máquina, quer saber o número de viagens, destino, justificativa para sua presença, integrantes da comitiva e os custos.

Neste fim de semana, Dilma acompanha Lula à Europa. Hoje, eles têm um encontro em Paris com o presidente Nicolas Sarkozy. Em seguida, Lula segue para Roma, com Dilma, para participar nos próximos dois dias de reunião da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). No domingo, Dilma embarca para Copenhague, onde participará de reunião prévia da Cúpula da ONU sobre Mudanças Climáticas. Ela será representante da delegação brasileira, em dezembro.

Virgílio diz no requerimento que as viagens são "acompanhadas de festas, entregas de prêmios, presença de autoridades e cantores e até mesmo discursos políticos, o que transforma esses eventos em uma confusão entre atividade administrativa e palanque político-eleitoral". O tucano enviou ainda pedidos de informação aos ministros Guido Mantega (Fazenda), Miguel Jorge (Desenvolvimento), e Edison Lobão (Minas e Energia), para saber por que o Banco do Brasil, o BNDES e a Petrobras patrocinaram o prêmio Chatham House 2009. O prêmio foi concedido a Lula, semana passada, em Londres.

Nenhum comentário: