sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Oposição rebate Lula, que disse ter sido alvo de tentativa golpe

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Eugênia Lopes, BRASÍLIA

Deputados e senadores de partidos de oposição criticaram ontem as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista a um programa de televisão que vai ao ar no domingo, ele disse que o mensalão foi uma tentativa de "golpe" para derrubá-lo. Disse ainda, conforme antecipou a Folha de S. Paulo, ter "desconfiança" de que o publicitário Marcos Valério, operador do mensalão, foi plantado no PT.

Para os oposicionistas, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acatar o pedido de abertura de inquérito para investigar o esquema de compra de voto de parlamentares pelo governo federal não deixa dúvidas da existência do mensalão.

"O presidente está delirando. Está querendo reescrever a história", reagiu o líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP). "Ele está sofrendo de uma crise de Alzheimer político e resolveu deletar o mensalão da memória", disse o líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO).

Para o líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP), a denúncia do mensalão "tem um erro de origem". "O governo não precisaria comprar voto de deputado do PT. Não faz sentido isso", disse, alegando nunca ter conversado com Lula sobre o assunto.

Nenhum comentário: