quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Pane em Itaipu, causa apagão em 10 estados e no Paraguai

DEU EM O GLOBO

Usina para pela primeira vez na história, Rio é o mais atingido

Ventos fortes e tempestades derrubaram uma linha de transmissão de Furnas, entre Paraná e São Paulo, paralisando completamente, pela primeira vez na história, a usina hidrelétrica de Itaipu. A pane, que começou às 22h10m, causou a interrupção de energia em 10 estados, no Distrito Federal e no Paraguai. O Estado do Rio foi o mais castigado. A falta de energia provocou caos em diversas cidades, com desligamento de sinais de trânsito, fechamento de restaurantes, paralisação de conexões de metrô e trens. O trânsito ficou confuso. O governador Sérgio Cabral, que estava em Brasília, mandou reforçar o policiamento. Bandidos fizeram arrastão em torno do Maracanã, aproveitando a escuridão. Por volta de 1h de hoje, a luz começou a voltar na Barra e no Leblon.

Blecaute atinge dez estados

Rio é o mais afetado. Tempestade teria derrubado o sistema de Itaipu

NA PRESIDENTE Vargas, Centro do Rio, só se vê a iluminação dos faróis dos carros. Em frente ao prédio "Balança mas não cai", a Central do Brasil está mergulhada na escuridão

Mônica Tavares, Ilimar Franco, Gustavo Paul, Ramona Ordoñez e Bruno Rosa

Uma tempestade que teria atingido uma linha de transmissão de Furnas, entre Ivaiporã (Paraná) e Tijuco Preto (São Paulo), causou um apagão de energia elétrica em pelo menos dez estados na noite de ontem e madrugada de hoje. A linha trazia energia gerada pela usina hidrelétrica de Itaipu e fazia parte do sistema interligado Sul-Sudeste.

O Rio de Janeiro foi o estado mais atingido, desde as 22h10m de ontem. Houve interrupção de energia elétrica ainda em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Foram atingidos também, parcialmente, os estados de Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal e até o Paraguai. No início da madrugada, a luz começou a voltar em algumas regiões. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que os técnicos de Itaipu informaram que hoje cedo o fornecimento de energia nos estados atingidos deve estar restabelecido.

Em Brasília, Lobão estava reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os governadores Sérgio Cabral (Rio de Janeiro) e Paulo Hartung (Espírito Santo), no Centro Cultural Banco do Brasil, para discutir a distribuição dos royalties do pré-sal, quando foi informado do problema:

- Quero crer que grandes tempestades podem ter relação com o incidente - disse.

Linhas desligadas por segurança

Segundo fontes do governo, a tempestade teria atingido uma linha de transmissão de 750 kilovolts (KV), possivelmente devido a um raio, tempestade ou ventos fortes, levando a uma reação em cadeia. Como o sistema de energia do Brasil é interligado, quando há uma interrupção de energia, outras linhas são desligadas. O ministro Lobão não quis comentar a possibilidade de o apagão ter sido causado por algum tipo de ataque de hackers, mas disse que tudo será averiguado.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, estava ontem à noite acompanhando em tempo real todas as informações do Operador Nacional do Sistema (ONS), em Brasília, sobre o apagão e informou.

- Itaipu desligou toda, tanto do lado brasileiro quanto do paraguaio. A preocupação agora do ONS é religar as linhas, mas o que sabemos é que ainda chove muito forte na região - disse Nelson Hubner.

Itaipu cai totalmente pela primeira vez

De acordo com informações da assessoria de imprensa de Itaipu, "a hidrelétrica estava com todas as chaves de 50Hz e 60Hz desligadas".

O presidente de Itaipu, Jorge Sameck, em entrevista à Globonesws, informou que foi a primeira vez que a usina de Itaipu foi totalmente desligada.

- Com absoluta certeza, foi uma ventania muito forte - disse.

Perto de Foz de Iguaçu, houve temporais muito fortes, com árvores arrancadas. O temporal teria causado a queda da linha de transmissão. No Paraguai, a luz começou a voltar em cerca de 20 minutos após a interrupção.

Hoje, com helicópteros, será possível saber a localização exata do acidente, abrindo caminho para uma tentativa de recuperação das redes.

A falta de energia provocou caos em diversas cidades, com desligamento de sinais de trânsito, fechamento de estabelecimentos comerciais e paralisação de conexões de metrô e trens e arrastões por diversas ruas. No Rio, o presidente da Cedae, Wagner Victer, informou que a paralisação atingiu também as estações de tratamento de água do Guandu e Laranjal.

No Rio, muitos celulares também pararam de funcionar por excesso de demanda. Segundo técnicos do setor, as torres de telefonia móvel contam com baterias que têm autonomia de duas horas em caso de uso excessivo da rede. Com o aumento da demanda, houve congestionamento no sistema.

Por volta de 1h, a luz começou a voltar na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. Logo depois, os bairros do Leblon e da Lagoa também tiveram a energia restabelecida.

Em Recife, o blecaute durou cerca de uma hora, mas não atingiu todos os bairros. A região turística ficou às escuras, mas a luz começou a voltar por volta de 23h (meia-noite de Brasília). No Espírito Santo, faltou luz no estado inteiro, deixando muita gente presa em elevadores e o trânsito confuso.

O diretor-geral da Aneel afirmou que apenas hoje deverá ser possível apontar as causas preliminares do apagão. Porém, um relatório mais detalhado com as razões que levaram ao blecaute será elaborado pelos técnicos. Depois de receber o relatório do ONS narrando os acontecimentos, o procedimento da Aneel é fazer a fiscalização. Caso seja definido que uma ou mais empresas sejam culpadas pelo apagão, elas deverão ser multadas.

O jogo Brasiliense x São Caetano, pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, foi cancelado por falta de energia elétrica, provocada por uma forte chuva, no Estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga. A CBF marcará uma nova data.

Apagão ganha repercussão externa

O apagão ganhou repercussão nos sites internacionais. Era mencionado na primeira página do "New York Times" - chamando a atenção para o fato de as duas maiores cidades do país, Rio e São Paulo, estarem às escuras - e também no site da rede CNN. No espanhol "El País", era a principal notícia, afirmando que milhões de brasileiros ficaram sem luz.

COLABORARAM Ana Paula Carvalho, Especial para O Globo, e Janaína Figueiredo

Nenhum comentário: