sábado, 14 de novembro de 2009

Para Lula, apagão não está explicado

DEU EM O GLOBO

Governo bate cabeça: Lobão diz que assunto está encerrado, presidente pede investigação

Na contramão do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão – para quem o apagão é um assunto encerrado -, o presidente Lula afirmou que já pediu investigação aos órgãos ligados ao setor elétrico para saber o que causou o blecaute: “Foi uma coisa grave que precisamos saber o que é. Eu disse à Aneel e aos ONS que é preciso ter um processo de investigação em toda a trajetória.” E emendou: “É preciso saber o motivo do desastre.” O Operador Nacional do Sistema (ONS) deve confirmar, em relatório na próxima terça, que houve problemas climáticos.

Lula: investigação sobre apagão não acabou

Dois dias depois de ministro dizer que assunto está encerrado, presidente diz que "é preciso saber motivo do desastre"

Wagner Gomes e Adriana Vasconcelos


SÃO PAULO e BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou ontem que a investigação sobre as causas do apagão que deixou 18 estados às escuras na noite de terça-feira tenha sido encerrada, como disse o ministro Edison Lobão (Minas e Energia). O presidente cobrou apuração dos órgãos competentes e explicações à sociedade, além de ter levantado a hipótese de o apagão ter sido causado por falha humana, o que põe em xeque a versão oficial, de que raios teriam atingido linhas de transmissão.

O presidente disse que já pediu uma investigação aos órgãos ligados ao setor elétrico para saber o que causou o blecaute.

Além do Ministério de Minas e Energia, serão responsáveis pelas investigações o Operador Nacional do Sistema (ONS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O prazo para a conclusão das investigações não foi informado.

— Foi uma coisa grave que nós precisamos saber o que é. Eu disse à Aneel e ao ONS que é preciso ter um processo de investigação em toda a trajetória. E nós temos instrumentos para isso, para que a gente descubra realmente o que houve. Se o sistema é robusto e eficiente como acreditamos que seja, e que tinha geração de energia à vontade.

É preciso saber o motivo do desastre — disse Lula.

Tuma pede que PF também apure causas do apagão Para Lula, o brasileiro pode se orgulhar do sistema elétrico.

— Inegavelmente, qualquer brasileiro deve ter motivo de orgulho do sistema e do modelo energético. O nosso sistema é robusto, é muito bem estruturado.

Eu quero que, depois de uma apuração muito correta, a opinião pública brasileira fique sabendo o que aconteceu.

Na abertura de um congresso de iniciação científica em São Paulo, Lula atacou o “achismo” de especialistas e acrescentou que novo apagão no Brasil “depende de Deus”.

— O nosso sistema é robusto, é muito bem estruturado. Agora, nada neste mundo pode ser tão estruturado que possa suplantar alguma coisa causada por intempérie ou por falha humana.

Se alguém perguntar para mim se poderá ocorrer outro apagão, digo: Olha, a única chance de não acontecer nada neste país é se Deus quiser que não aconteça.

Fora de Deus, os seres humanos são todos passíveis de erros e coisas que não controlam.

Lula disse que há uma pequena deformação ou incompreensão em tentar fazer qualquer comparação entre o racionamento ocorrido em 2001 e o incidente desta semana.

— Em uma primeira fase, existe a turma do eu acho. Apareceu na televisão o “achismo” em primeiro lugar. Depois apareceu o acreditamos, e depois o foi isso ou aquilo. Não falei nada porque, primeiro, tinha de ouvir as pessoas que cuidam do assunto.

O presidente negou a hipótese de sabotagem e aproveitou para atacar a oposição, que, segundo o governo, tenta usar o episódio como munição para bombardear Dilma — candidata de Lula à sucessão. Para ele, o problema pode ter sido causado por raio, excesso de carga em Itaipu ou até erro humano.

— Descarto sabotagem.

Quem quer fazer sabotagem neste momento em que o Brasil vive uma situação tão bonita? O presidente disse que muitos querem culpar o governo pelo problema, como fizeram logo após a queda do avião da TAM, em 2007, em São Paulo: — Tenho visto pessoas na televisão até com ar de satisfação.

Tenho notado algumas pessoas falando do apagão com o mesmo prazer com que falavam durante a queda do avião da TAM. Eles culparam o governo e disseram nas primeiras páginas dos jornais que iríamos carregar 200 mortos nas costas.

Ao ser perguntado se estava preocupado com eventuais efeitos negativos para a imagem do governo às vésperas do ano eleitoral, Lula disse que alguns até gostariam que isso ocorresse, mas não citou nomes.

Além da investigação conduzida pela Aneel, a Polícia Federal (PF) também deverá ajudar a descobrir as causas do apagão. O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTBSP), encaminhou ontem ofício ao ministro da Justiça, Tarso Genro, solicitando o acionamento do Instituto de Criminalística da PF para ajudar na elucidação do caso.

Câmara fará investigação paralela Na véspera, a Câmara aprovara por unanimidade na Comissão de Minas e Energia a criação de uma comissão externa para acompanhar as investigações.

Na próxima semana, a oposição tentará aprovar na Comissão de Infraestrutura do Senado convites para que Lobão e Dilma compareçam à Casa para explicar as causas do apagão. O governo, no entanto, já antecipou que concorda com a vinda apenas de Lobão.

— Não existe razão para que a ministra Dilma seja convocada.

Na época em que ela foi ministra de Minas e Energia não houve qualquer apagão — justifica o líder do PT, senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

Lobão já teve convites aprovados em duas comissões na Câmara, a de Fiscalização e Controle e a de Minas e Energia, para participar de uma audiência pública. Segundo a assessoria do ministro, ele está disposto a dar os esclarecimentos, mas espera o convite ser oficializado.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), também protocolou na última quartafeira um requerimento de informações endereçado a Lobão.

Além de indagar sobre as causas do apagão, o senador tucano quer detalhes sobre a programação de investimentos públicos no setor elétrico.

Nenhum comentário: