terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sensus: Serra mantém liderança, mas diferença para Dilma diminui

DEU EM O GLOBO

Pesquisa mostra que dobradinha de tucanos também venceria petista hoje

BRASÍLIA. O governador de São Paulo, o tucano José Serra, mantém a liderança nas intenções de voto para a Presidência da República em 2010, e hoje venceria a disputa com a ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil), principalmente se tivesse como candidato a vice o governador de Minas, Aécio Neves.

Os dados são de pesquisa do Instituto Sensus, feita de 16 a 20 de novembro, para a Confederação Nacional do Transporte (CNT), e divulgada ontem.

No primeiro cenário, Serra teria 31,8% dos votos, contra 21,7% de Dilma, 17,5% de Ciro Gomes (PSB) e 5,9% de Marina Silva (PV). Num eventual segundo turno, Serra hoje venceria Dilma por 46,8% a 28,2%.

A pesquisa CNT/Sensus constatou que uma dobradinha formada pelos tucanos Serra e Aécio Neves, governador de Minas, teria 35,8% das intenções de voto, seguida da chapa Dilma-Michel Temer (PMDB-SP), com 23,9%. No cenário em que Aécio é o candidato a presidente, e Serra seu vice, a chapa tucana mantém a liderança, com 31%, contra 22,6% da dupla Dilma-Temer.

Na eventualidade de uma chapa Aécio-Ciro Gomes, eles venceriam no primeiro turno, com 32,4%, contra 26,6% da chapa Dilma-Temer. Num cenário sem Ciro, Serra fica com 40,5%; Dilma, com 23,5%; e Marina, 8,1%.

Os números mostram queda das intenções de voto em Serra e o crescimento de Dilma. Na pesquisa anterior, em setembro, Serra tinha 40,1% e Dilma, 19,9%.

Ciro não estava nessa lista.

A popularidade e a aprovação do governo do presidente Lula cresceram. Segundo a pesquisa, a popularidade de Lula foi de 65,4%, em setembro para 70%. E 78,9% aprovam o desempenho de Lula; 14,6% desaprovam. O Sensus entrevistou dois mil eleitores em 24 estados. A margem de erro é de três pontos. A pesquisa mediu a influência de Lula e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: 16% rejeitariam um nome indicado por Lula e 49,3% afirmaram que não votariam num candidato indicado pelo ex-presidente

Nenhum comentário: