sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Serra cobra mais explicações

DEU EM O GLOBO

Governador de SP diz que sistema elétrico é vulnerável

Wagner Gomes

SÃO PAULO. O governador de São Paulo, José Serra, voltou a dizer ontem que o sistema elétrico brasileiro é vulnerável e que não pode entrar em colapso com pequenos transtornos da natureza. Serra preferiu não cobrar da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que já comandou a pasta de Minas e Energia, explicações sobre o apagão, mas disse que o governo como um todo precisa esclarecer a provável causa do maior blecaute dos últimos dez anos.

— O governo como um todo precisa dar explicações melhores. Não é que não seja verdadeiro o fato de que houve raios e ventanias, mas evidentemente o sistema é muito vulnerável. Não podemos ter um sistema elétrico que entre em colapso por causa disso. O sistema precisa ser à prova de pequenos transtornos da natureza — disse ele.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, raios e chuvas fortes em Itaberá, no Sudoeste paulista, onde fica uma subestação de Furnas, são a provável causa do apagão na noite de terça-feira e madrugada de quarta.

Com o desligamento de cinco linhas de transmissão, 18 estados foram afetados. Serra disse que é preciso maiores investimentos e melhora na qualidade da manutenção do sistema.

— Derrubar a energia elétrica em 18 estados por tanto tempo significa, sem dúvida nenhuma, fragilidade do sistema por um lado e por outro a necessidade da melhora da qualidade da manutenção — disse Serra.

Serra negou o uso político da crise, apesar de líderes do PSDB no Congresso dizerem que o problema no setor elétrico brasileiro afeta a imagem de Dilma Rousseff, pré-candidato do PT às eleições presidenciais em 2010.

— Não estou preocupado com isso. Deixe o PSDB falar no Congresso — afirmou

Nenhum comentário: