quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Irã diz que não terá misericórdia com manifestantes

Da Reuters

Por Parisa Hafezi

TEERÃ (Reuters) - O Irã prometeu "não demonstrar misericórdia" em relação às manifestações da oposição, vistas como uma ameaça à segurança nacional, disse uma fonte judicial na terça-feira, um dia depois de milhares de estudantes realizarem passeatas contra o governo.

A segunda-feira foi o Dia do Estudante, em homenagem a três jovens mortos durante o regime do xá. Mas muitos aproveitaram a data para realizar o maior protesto dos últimos meses contra o governo, duramente reprimido pelas forças de segurança com cassetetes e gás lacrimogêneo.

"De agora em diante, não iremos demonstra misericórdia com relação a quem age contra a segurança nacional. Estes serão confrontados com firmeza", disse o promotor Gholamhossein Mohseni-Ejei, segundo a agência oficial de notícias Irna.

Os protestos desta semana, embora menores, ecoam as manifestações ocorridas depois da eleição presidencial de junho, que segundo a oposição foi fraudada. Desta vez, porém, a atmosfera parecia mais radical, com gritos contra o regime clerical, e não só contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Analistas dizem que os estudantes representam um bastião de apoio ao líder oposicionista Mirhossein Mousavi.

Nenhum comentário: