terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Para Serra, denúncias da PF são 'gravíssimas'

DEU EM O GLOBO

Dilma afirma que ficou surpresa após a divulgação das imagens do governador do DF e defende apuração

Adauri Antunes Barbosa e Tatiana Farah

SÃO PAULO. Provável candidato à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo ano em aliança com o DEM, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou ontem que são “gravíssimas” as denúncias contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM). Arruda foi pego em flagrante por uma investigação da Polícia Federal que filmou farta distribuição de dinheiro entre deputados distritais e outros aliados políticos.

— A opinião pública requer mais explicações a respeito daquilo que aconteceu, por parte do governo e da Assembleia Legislativa (Câmara Distrital).

Acredito que a justiça será feita porque o Judiciário está trabalhando de maneira muito efetiva — disse Serra.

O tom foi o mesmo usado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente do Conselho Político do DEM: — As denúncias são gravíssimas, têm consistência, e todos aguardam esclarecimentos e pedem uma ação célere dos órgãos de investigação.

Se forem ratificadas, que os responsáveis sejam exemplarmente punidos — defendeu Kassab, depois de participar de um almoço-debate com o Grupo de Líderes Empresariais (Lide).
Quando um repórter perguntou se o escândalo no Distrito Federal prejudicaria a imagem do DEM, Kassab preferiu ser lacônico: — Prejudica — disse Kassab, que nos bastidores tem sido um dos principais defensores da expulsão de Arruda do partido.

Dilma se diz “surpresa e triste” com as denúncias A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, précandidata do PT à Presidência, se disse surpresa com as denúncias de corrupção contra o governador Arruda. Para ela, os petistas não devem usar o caso para atacar o DEM. Em entrevista à Rádio Bandeirantes ontem de manhã, Dilma disse que é preciso evitar a condenação “pura e simples”. Para ele, no entanto, as imagens complicam a situação do governador.

— Eu tinha uma impressão muito respeitosa em relação ao governador Arruda. Fiquei surpresa e triste. É muito ruim a gente ver episódios como este acontecerem. É inexorável que se apure e, havendo delito, que os responsáveis sejam punidos. Não concordo também que a gente parta para a condenação pura e simples.

No caso específico, é muito difícil, né, gente, porque tem imagens, e contra imagem não tem argumento — disse a ministra, que concluiu: — Não vejo que isso deva servir de capitalização política.

A ministra disse que as imagens mostradas pelas investigações do caso Arruda são “escandalosas” e defendeu a atuação do Judiciário nos casos de corrupção.

Nenhum comentário: