sábado, 12 de dezembro de 2009

PMDB vê "intromissão" em palpite de Lula sobre vice

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Partido reagiu à ideia do presidente de lista tríplice para formar chapa de Dilma
Líderes petistas tentaram amenizar repercussão da fala presidencial; Berzoini diz que indicação de nome caberá só ao partido aliado

Maria Clara Cabral
Da Sucursal de Brasília

A ideia defendida pelo presidente Lula de uma lista tríplice para a escolha do vice na chapa presidencial encabeçada pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) causou ruídos no pré-acordo nacional firmado entre PT e PMDB para 2010.

Em nota oficial divulgada em seu site, o partido classifcou de "intromissão de terceiros" a fala de Lula. "O PMDB ainda não aferiu a extensão e a profundidade dos danos" da declaração na aliança, dizia o texto.

Anteontem, em entrevista em São Luís (MA), Lula sugeriu que o PMDB, em março, prepare uma lista tríplice e a apresente à presidenciável petista Dilma Rousseff para que a ministra da Casa Civil escolha um dos nome. "O correto é o PMDB discutir dentro do PMDB e indicar três nomes para a ministra Dilma, para que ela possa escolher", disse o presidente.

Preocupada com a repercussão, a cúpula do PT agiu rapidamente para amenizar a declaração. O presidente da Câmara e mais cotado para a dobradinha com Dilma em 2010, Michel Temer (PMDB-SP), recebeu ligações logo pela manhã do presidente petista, Ricardo Berzoini (SP), e do ministro Franklin Martins (Comunicação Social).

"Liguei para explicar que o pensamento do presidente não representa a posição do PT. O nome do PMDB cabe a eles indicar um nome, não uma lista tríplice", disse Berzoini.

Segundo o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), a própria Dilma entrou em contato com o partido para tentar justificar a fala.

A operação petista, no entanto, não esfriou os ânimos. "Para nós não convence. Essa declaração foi um passo atrás na aliança que estava sendo construída entre PT e PMDB, o clima azedou", disse Alves.

Outro cacique do partido na Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que seria o caso de o PT também apresentar opções. "Assim também vamos querer uma lista tríplice para escolher o candidato à Presidência do PT."

Devido ao mal-estar, foi cancelada a reunião entre PT e PMDB prevista para a próxima semana para tratar das alianças nos Estados. "Vamos tentar melhorar o clima antes", explicou o deputado peemedebista.

Num sinal de boa vontade, no entanto, o PMDB retirou a nota que fala em "intromissão" do site ainda na noite de ontem. A Folha apurou que o gesto foi decidido por Temer e Henrique Alves para evitar mais desgaste. A justificativa oficial, no entanto, foi de problemas técnicos.

"Tirando esses equívocos técnicos eu aprovo o inteiro teor da nota", disse o líder.

Nenhum comentário: