sábado, 30 de janeiro de 2010

Aécio: Crítica ao governo federal

DEU NO ESTADO DE MINAS

A oito meses das eleições presidenciais, o governador Aécio Neves alternou seu discurso a respeito do desempenho do governo federal, ora criticando ora adotando um tom afável em relação ao desempenho do presidente. Em Cláudio, ele disse ser preciso reconhecer os avanços sociais do governo Lula. No entanto, em Jequitinhonha, na região de mesmo nome, ele acusou o Executivo federal de não investir no asfaltamento de estradas.

“Infelizmente, não temos tido do governo federal o volume de investimentos que gostaríamos de ter em Minas Gerais”, afirmou o governador, ao se referir ao asfaltamento dos 80 quilômetros da BR-367, que separam Almenara e Salto da Divisa. “Como é uma BR, o próprio nome diz, a responsabilidade é do governo federal. O estado, até por questões legais, está impedido de investir em BRs”, afirmou Aécio, que garante ter asfaltado 220 estradas que estavam sob responsabilidade do estado, desde o início de seu governo. Segundo ele, cinco estradas cuja ligação asfáltica eram de responsabilidade do governo federal “sequer foram iniciadas”.

Órgão federal responsável pelas obras em Minas, o Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit), preferiu não rebater o governador mineiro. A assessoria do órgão informou apenas que desconhece a informação.

Na última semana, durante visita a Jenipapo de Minas, na mesma região, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, prometeu liberar recursos para asfaltar o trecho, demanda antiga dos moradores do Vale do Jequitinhonha. O atendimento ao pleito foi reforçado pelo próprio Lula, que garantiu que, quando chegasse em Brasília providenciaria o projeto executivo da obra, porque dinheiro não seria um problema.

O plano de trabalho está pronto, mas depende de aprovação do Dnit. Há previsão de repasse de R$ 10 milhões da União para o governo de Minas executar a obra. “Tomara que esses anúncios se confirmem”, afirmou Aécio.

Nenhum comentário: