quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Financiamento Público: Discurso, salgadinho e refrigerante

DEU EM O GLOBO

Inauguração vira boca-livre para moradores

Fábio Fabrini

JENIPAPO DE MINAS. A inauguração da barragem do Rio Setúbal, em Jenipapo de Minas, foi o que costuma ser chamado popularmente de boca-livre. Nada menos que 120 funcionários do bufê Célia Soutto Mayor, um dos mais caros de Belo Horizonte, foram contratados para servir salgadinhos e refrigerantes ao público, enquanto não chegava o helicóptero com o presidente Lula, a ministra Dilma Rousseff e demais integrantes da comitiva.

Os garçons rodavam o canteiro de obras oferecendo mini-hambúrgueres, sanduíches de frango, cachorros-quentes, rolinhos trufados franceses e salgadinhos fritos de vários tipos. Na área vip, havia ainda penne ao molho branco e escondidinho de carne. Segundo a Pró-Produtores, empresa encarregada de realizar o evento, a contratação foi feita pelo consórcio construtor da obra, formado pelas empresas CMT e Egesa.

A assessoria de imprensa do consórcio informou que pagou toda a estrutura, inclusive a comida e a bebida. E que as diretrizes para eventos desse tipo, dadas pela Presidência, não impedem a contratação de bufês. Porém, o gerente da obra, João Soares, disse que as construtoras não custearam nada e que desconhece a fonte pagadora: — O consórcio não tem nada a ver com isso.

Dias antes do evento, um carro de som circulava na cidade convocando a população para a festa, que contou com pelo menos três grupos musicais. O prefeito Márlio Costa (PDT) decretou feriado municipal.

De manhã, o comércio e as repartições públicas estavam fechados.

O público se amontoava em alguns pontos, à espera de ônibus contratados pela prefeitura exclusivamente para levá-lo ao palanque presidencial, a 14 quilômetros da sede do município. Os veículos foram alugados semana passada, ao custo aproximado de R$ 10 mil.

— Um presidente aqui é como a passagem do cometa Halley. É uma apoteose receber o Lula num município tão pobre — justificou o prefeito.

Nenhum comentário: