sábado, 2 de janeiro de 2010

Gabeira perto da candidatura

DEU EM O GLOBO

Lista tem ainda Cesar e Picciani

Flávio Tabak

O cenário para as candidaturas ao Senado no Rio começa a tomar contornos mais definidos. Os principais nomes que disputarão duas vagas na Casa já estão costurando alianças para tornar suas campanhas mais robustas. O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), antes cotado para concorrer ao governo do estado por causa do bom resultado nas eleições de 2008 para prefeito do Rio, disse ontem que "é praticamente certa" sua candidatura ao Senado.

De acordo com o deputado, o anúncio oficial deve ser feito na semana que vem. O que mais pesou para a decisão, segundo ele, foi a pré-candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC) à Presidência da República. Com ela na disputa, Gabeira não poderia ser apoiado pelo PSDB, do governador e presidenciável José Serra, para disputar o governo do estado.

- Estão faltando algumas conversas para completar a decisão, que deve ser tomada na primeira semana deste mês. Tenho uma experiência parlamentar bastante longa e posso usar o mandato para realizar muitas coisas. O Rio, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, precisa de uma conexão em Brasília e no mundo. Consigo cumprir bem esse papel - disse o deputado.

O deputado criticou os atuais senadores do Rio e disse que ainda pode conquistar o apoio do PPS:

- Considero que a representação do Rio não expressa o avanço do estado no Brasil e no mundo. Os senadores não têm uma boa visão. Toda vez que se pronunciaram durante crises políticas, estiveram contra a opinião pública. Vou tentar o apoio de todos e creio que o PPS e até o PSDB podem estar comigo neste ano.

Os atuais senadores do Rio são Francisco Dornelles (PP), Paulo Duque (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB), que tentará se reeleger. Ainda estão no páreo o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani (PMDB), que tem investido em agendas no interior do estado; Benedita da Silva e o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, ambos do PT; o pastor Manoel Ferreira (PTB) e o ex-prefeito Cesar Maia (DEM).

Por e-mail, Cesar diz que, se preciso, vai registrar em cartório sua candidatura a uma vaga na Casa. "O Democratas já decidiu que sou candidato ao Senado. Isso foi explicado, já que eles insistiam em minha candidatura ao governo do estado. (...) O partido foi categórico e eu expliquei as razões que foram entendidas e aplaudidas, de meu nome para o Senado. Senado certissimamente. E se necessário com registro do compromisso em cartório".

Nenhum comentário: