sábado, 16 de janeiro de 2010

Lula: parte do decreto pode ficar no papel

DEU EM O GLOBO

O presidente Lula disse que o Planalto não é obrigado a implantar todo o programa de direitos humanos. “Parte pode ser transformada em lei, a outra parte fica no programa”. Afirmou que não haverá caça às bruxas, mas tentativa de localizar desaparecidos.

Lula sobre decreto: "Não é caça às bruxas"

Presidente afirma que governo poderá não acatar todas as propostas do Programa Nacional de Direitos Humanos

Raimundo Garrone

BACABEIRA (MA). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que não haverá caça às bruxas com a instalação da Comissão da Verdade proposta pelo Programa Nacional de Direitos Humanos, e que não há por que ninguém ter medo de apurar a verdade da história do Brasil.

- Não se trata de caça às bruxas, trata-se apenas de você pegar 140 pessoas que ainda não encontraram os seus parentes que desapareceram, e que essas pessoas possam ter o direito de encontrar o cadáver e enterrar - disse o presidente, em entrevista veiculada na manhã de ontem, pela TV Mirante, afiliada da Rede Globo, no Maranhão.

Para Lula, pessoas "criam chifres em cabeça de cavalo"

Diante da polêmica desencadeada pelo programa, criticado por setores do governo, pela Igreja e por entidades que representam órgãos de imprensa, o presidente disse ainda que no Brasil as pessoas, de vez em quando, "criam chifres em cabeça de cavalo". Segundo ele, embora o Programa de Direitos Humanos seja resultado das 63 conferências nacionais realizadas por seu governo, nas quais todos os pontos foram amplamente discutidos e aprovados, isso não quer dizer que o Planalto vai aceitar tudo o que foi proposto:

- Daquele resultado do plano de direitos humanos, uma parte daquilo pode ser transformada em lei, a outra parte fica no programa.

Ainda na entrevista à TV Mirante, Lula prosseguiu:

- O governo pode aceitar tudo, pode aceitar 80%, pode aceitar 30%. Mas o que é importante é que as pessoas aprendam que, quando você joga a sociedade para fazer um debate, você não pode fazer censura no debate na sociedade. Ninguém pode ter medo da democracia exercitada em sua plenitude. A democracia é boa porque as pessoas extravasam aquilo que pensam, e depois a gente consegue construir o bom senso, que é o caminho do meio, que é sempre o que prevalece.

As conferências nacionais, de acordo com o presidente Lula, envolveram todas as áreas do governo e da sociedade como os sem-teto, que discutiram os programas habitacionais, os índios, os negros e os aposentados.

- Foram milhares de pessoas que elaboraram o programa de seus sonhos.

Nenhum comentário: