sábado, 6 de fevereiro de 2010

Cid reage à ação de Dirceu: 'Vá pastar'

DEU EM O GLOBO

Governador do Ceará reclama da interferência de petista no estado

Isabela Martin

FORTALEZA. A pré-candidatura de Ciro Gomes está azedando as relações entre PT e PSB no Ceará. O mal-estar veio à tona ontem quando, em resposta a uma pergunta sobre a resistência do irmão a abrir mão da disputa, o governador Cid Gomes reclamou de ameaças feitas por petistas em nome do presidente Lula.

— Ameaça, definitivamente, não cola para a gente. Se alguém está pensando que por ameaça vai nos intimidar, está redondamente enganado. Eu tenho absoluta convicção de que esse não é o pensamento do presidente Lula.

Se alguém, em nome dele, está fazendo isso, eu digo agora, como o Ciro disse: vá pastar, vá cuidar da vida, porque não vamos nos movimentar por isso, sob hipótese nenhuma.

Embora não tenha citado nome, o recado foi para o petista José Dirceu, que esta semana esteve no Ceará e foi recebido pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, presidente eleita do diretório estadual do PT. Também encontrouse com vereadores do partido, mas não esteve com Cid. Dirceu está fazendo uma rodada de visita aos estados, e um dos objetos é pressionar o PSB a desistir da candidatura de Ciro.

Cid Gomes acusou o PT de tentar minar a candidatura de Ciro criando dificuldades nas alianças regionais entre os dois partidos. Candidato à reeleição, Cid será atingido em cheio. Dirceu pediu audiência a Cid, mas o governador, alegando agenda cheia, sugeriu encontro à noite.

Comprometido com uma entrevista a uma emissora de TV, Dirceu desistiu da reunião.

A aliança entre PT e PSB no Ceará se formou em 2006, na primeira eleição de Cid. A tensão entre os dois partidos já pode ser percebida em discordâncias entre a prefeita e o governador, que há até pouco não tinham problemas. A construção de um estaleiro na Praia do Titanzinho, defendida pelo estado, é o motivo da discórdia. Para o presidente do PT, Ilário Marques, o rompimento entre os dois partidos é iminente: — Se Ciro mantiver a candidatura a presidente, a situação interna do PT hoje aponta para o rompimento

Nenhum comentário: