sábado, 6 de março de 2010

Lula inaugura obras com ataques à oposição

DEU EM O GLOBO

"Lulinha incomoda, mas uma Dilminha incomoda muito mais", cantarola ele, com sua candidata ao lado

Donaldson Gomes e Samara Duarte

JUAZEIRO (BA). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ontem a provocar a oposição, ao participar do lançamento da primeira etapa do Projeto de Irrigação Salitre, em Juazeiro, ao lado da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, précandidata do PT à sucessão presidencial. Ele afirmou que os opositores estão incomodados com os avanços sociais de seu governo e, irônico, chegou a cantar: — Se a oposição pudesse, cantaria que “um Lulinha incomoda muita gente, mas uma Dilminha incomoda muito mais” — cantarolou.

O discurso de que o país teria mudado de rumos com ele, e que Dilma daria continuidade a seu governo, foi a tônica de Lula, que chegou a pôr Dilma no ar durante entrevista que concedeu a uma rádio local: — Vou chamar a Dilma aqui porque ela pode falar sobre isso (questão energética) com muito mais propriedade..

Ainda na chegada ao aeroporto de Juazeiro, Lula respondeu a perguntas de rádios locais e disse que defende a comparação entre o seu governo e o de Fernando Henrique Cardoso.

— Não quero falar em candidatura para não comprometer.

Mas, quando assumi o governo, este país estava há um ano e meio parado, sem grandes obras públicas de infraestrutura.

Grandes empreiteiras brasileiras passaram um longo tempo trabalhando apenas no exterior.

Duvido que em algum outro momento no Brasil tenha havido tanto investimento como hoje — afirmou.

Em discurso no palanque, para uma plateia de duas mil pessoas, destacou o trabalho de seus ministros-candidatos.

— Dilma, Geddel, vocês que em breve não estarão mais neste governo, tenham certeza que fizemos muito por este país.

Mesmo sem diploma, fizemos mais que qualquer outro — disse Lula, referindo-se também ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que é candidato ao governo da Bahia.

Obra estava atrasada desde setembro Preocupado com as divergências entre PT e PMDB na eleição estadual na Bahia, Lula disse acreditar na possibilidade de um acordo entre o governador petista Jaques Wagner, que tentará a reeleição, e Geddel. Diante dos dois, Lula fez questão de expressar a contrariedade com o quadro, apesar de reconhecer que a política local tem as suas especificidades.

— Posso dizer, diante de Wagner e Geddel: não fico confortável nesta situação. Eu gostaria que os dois estivessem juntos — disse Lula. — Seria importante ter apenas uma chapa.

Na inauguração, os 255 produtores contemplados com a licitação dos primeiros 5 mil hectares irrigáveis do Salitre receberam a comitiva presidencial com blusas e chapéus brancos.

Para o presidente da Comissão dos Agroempreendedores Familiares do Salitre, Moabi Ramos, porém, mesmo com a festa, o anseio dos agricultores era o de já estar trabalhando na terra.

Ele disse que os primeiros lotes eram para ter sido liberados desde setembro do ano passado, mas que um problema na emissão das escrituras, atrasou a entrega.

* Da Agência A Tarde

Nenhum comentário: