domingo, 7 de março de 2010

Marina lança pré-campanha de Gabeira e critica Lula

DEU EM O GLBO

Em evento do PV no Rio, senadora afirma que existe "um certo extrapolar" nas inaugurações do presidente

Cássio Bruno

Um dia depois de lançar sua pré-campanha à Presidência da República, a senadora Marina Silva (PV-AC) oficializou ontem, durante um evento do partido no Rio, a pré-candidatura do deputado federal Fernando Gabeira ao governo do estado. Foi o primeiro dia em que o parlamentar participou da extensa agenda de Marina no estado, iniciada quinta-feira.

Após o encontro, a senadora criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai inaugurar amanhã obras na favela da Rocinha e visitará o Complexo Petroquímico de Itaboraí.

— Acho que há um certo extrapolar entre a função pública de inaugurar e o candidato que está concorrendo a uma disputa eleitoral. É preciso ter respeito pela legislação — afirmou Marina Silva, referindo-se à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, também pré-candidata à Presidência.

Em clima de convenção, Marina apresentou Gabeira como “o futuro governador do Rio”. A senadora lembrou quando era filiada ao PT e declarou apoio ao deputado, em 2008, para a sua campanha a prefeito.

Marina afirmou, no entanto, que não fará desta campanha um “armagedon eleitoral”: — O eleitor pode desintoxicar os políticos. Não vale tudo para chegar ao poder. Mas se estão pensando que a nossa campanha será samba de uma nota só, é porque eles não conhecem a nossa sinfonia.

Parlamentar ataca Sérgio Cabral Em seu discurso, Gabeira atacou seu adversário, o governador Sérgio Cabral (PMDB). O deputado lembrou das recentes enchentes no estado e das mortes provocadas por deslizamentos de terra em Angra dos Reis.

— Ele assinou um decreto permitindo novas construções em áreas de proteção ambiental — disse o deputado.

O parlamentar criticou ainda as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs): — Se for contar o número de pessoas (policiais) que deverão ocupar todos morros do Rio, seria preciso contratar o exército chinês. Por isso, temos de pensar um pouco mais sobre o assunto.

A assessoria do governador informou que ele não iria comentar as críticas.

Ontem, o PV reuniu 150 précandidatos a deputado estadual e federal, além de dirigentes.

Na noite anterior, num encontro da executiva, o tema foi o ex-prefeito Cesar Maia (DEM), pré-candidato ao Senado.

Os verdes ainda resistem ao democrata na coligação PV/PSDB/DEM/PPS.

— Estamos com medo dos adversários usarem os problemas dele (Cesar Maia) com a Cidade da Música na eleição e, com isso, prejudicar o Gabeira.

Faremos um consulta jurídica para saber se podemos ter coligações separadas para o Senado — disse um dirigente.

Nenhum comentário: