sábado, 6 de março de 2010

Na Rocinha, inauguração de Centro de Saúde

DEU EM O GLOBO

Mas maioria das obras do PAC do bairro só ficará pronta até novembro
Quando vier ao Rio nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também vai inaugurar o Centro Integrado de Atendimento à Saúde (Cias) e o Complexo Esportivo da Rocinha, obras que fazem parte do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Mas o PAC da Rocinha, orçado em R$ 231,2 milhões, ainda tem outras ações a serem concluídas. A Passarela projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer — que ligará o Complexo Esportivo à comunidade — ficará pronta em junho, segundo previsão da Secretaria estadual de Obras.

Até novembro, estarão prontas as seguintes obras: uma creche com capacidade para 120 crianças; um centro de convivência, com cursos e projetos voltados para os jovens; abertura e alargamento da Rua 4 e outras vias; urbanização do Largo do Boiadeiro e da Rua do Valão; dois planos inclinados; e 144 unidades habitacionais.

Com 2,8 mil metros quadrados e dois pavimentos, o Cias ficará sob a administração da Secretaria municipal de Saúde. Terá clínica da família, Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) e centro de atendimento psicossocial. Já o complexo esportivo tem 15 mil metros quadrados e campo de futebol em grama sintética, piscina semiolímpica, quadras poliesportivas, pista de skate, entre outros espaços.

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, que ontem esteve no Rio, afirmou que Lula assinará, durante a solenidade na Rocinha, quatro novos contratos do programa Minha Casa, Minha Vida, que representam investimentos de R$ 227,2 milhões. (Rogério Daflon)

Nenhum comentário: