terça-feira, 2 de março de 2010

Sou mestiço. Como fazer chapa puro-sangue?

DEU EM O GLOBO

Aécio diz que seu plano continua sendo disputar vaga no Senado e faz elogios a Serra

Marcelo Portela

BELO HORIZONTE e SÃO PAULO. Apesar das pressões de aliados, especialmente após a divulgação da pesquisa Datafolha, o governador tucano de Minas Gerais, Aécio Neves, deixou ontem clara sua resistência a integrar, como vice, uma chapa encabeçada pelo governador de São Paulo, José Serra. O paulista se encontra com Aécio amanhã, para um jantar em Belo Horizonte, e depois participará da inauguração da Cidade Administrativa, nova sede do governo de Minas, na quinta-feira.

— Eu sou mestiço. Como vou participar de uma chapa puro-sangue? — disse Aécio, referindo-se à possibilidade de participar de uma chapa exclusivamente tucana, para depois completar: — Eu, na verdade, desde que anunciei minha saída dessa disputa, não estou no centro das articulações.

Hoje me dedico a concluir o nosso mandato em Minas Gerais da melhor forma possível. Serei um soldado do meu partido nesse sentido.

Pesquisa Datafolha divulgada anteontem mostrou que, dependendo do cenário, a diferença nas intenções de voto de Serra para a précandidata do governo, a ministrachefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, caiu de 14 pontos percentuais, em dezembro de 2009, para quatro pontos percentuais. Serra teve 32% de preferência do eleitorado, contra 28% de Dilma. Já no cenário com Aécio como candidato, o tucano foi o preferido de 16% dos pesquisados.

Perguntado se não teme ser responsabilizado por uma eventual derrota do PSDB nas eleições, o governador mineiro foi enfático: — Eu não cogito essa hipótese.

Serei responsabilizado pelo governo que estamos fazendo em Minas.

E tomara que seja uma bela responsabilidade.

Cada um de nós é responsável pelo que constrói, pelo que faz — disse.

Mas ontem Aécio já admitiu a possibilidade de o PSDB lançar uma chapa puro-sangue, proposta sobre a qual se mostrava reticente até recentemente, antes dos últimos escândalos envolvendo integrantes do DEM, principal aliado do PSDB na oposição ao governo federal.

— O PSDB tem quadros extremamente valorosos. O senador Tasso (Jereissati) é um nome em belas condições de ajudá-lo, até mesmo pela presença forte que tem no Nordeste, pela respeitabilidade que tem. Mas essa é uma construção que tem de ser feita pelo candidato, no momento em que o candidato se declarar — afirmou Aécio, durante lançamento de selo comemorativo do centenário de nascimento do presidente Tancredo Neves, seu avô.

O governador de Minas reconhece ainda um clima de ansiedade em torno da definição do PSDB: — Eu vejo uma certa aflição, natural, até porque, a partir de agora, já estamos caminhando para a definição das chapa, das alianças. Mas nós, que somos homens públicos com alguma experiência, precisamos ter muita serenidade.

Serra não comenta resultado de pesquisa Durante inauguração de uma Escola Técnica (Etec) em Olímpia, a cerca de 50 quilômetros de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, Serra negou-se a comentar o Datafolha — Não vou falar sobre pesquisa. Eu nunca falei — desconversou Serra, depois de inaugurar a Etec e uma estrada vicinal com 41 quilômetros.

O secretário de Desenvolvimento do Estado, Geraldo Alckmin, que também esteve em Olímpia, disse que o candidato do PSDB deverá mesmo ser Serra.

— O nosso candidato é o Serra. Nós trabalhamos para ele, mas ele ainda não decidiu — disse Alckmin.

Nenhum comentário: