quarta-feira, 17 de março de 2010

TCU vai auditar repasses de fundos à Bancoop

DEU EM O GLOBO

Oposição consegue aprovar no Senado pedido para que tribunal analise aplicação de R$ 26 milhões na cooperativa

BRASÍLIA. Num cochilo do governo, a oposição conseguiu aprovar ontem no plenário do Senado um requerimento do senador Álvaro Dias (PSDBPR)solicitando que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça uma auditoria nas aplicações de recursos feitas por pelo menos três fundos de pensão na Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários). Entre os fundos que poderão ser auditados pelo TCU estão a Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), a Funcef (Fundação dos Economiários Federais) e a Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social).

Na justificativa de seu requerimento, o senador tucano destaca que, em 2004, a Bancoop enfrentava um eminente colapso financeiro, quando foi socorrida por uma imprudente aplicação de recursos, no montante de R$ 26 milhões, patrocinados pelos fundos de pensão públicos da Previ, Petros e Funcef. Dias afirma ainda que o Ministério Público acusa os dirigentes da Bancoop de operar um esquema de desvio de dinheiro para campanhas eleitorais.

Ministro diz que caso não prejudica Dilma nem o PT O requerimento de Dias foi submetido a uma votação simbólica pelo primeiro vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), que comandou o início da sessão da Casa na tarde de ontem. De manhã, a oposição não havia obtido sucesso em mais uma tentativa de aprovar um convite para que o promotor José Carlos Blat, que está à frente das investigações sobre a Bancoop, compareça à Comissão de Fiscalização e Controle do Senado. O requerimento para inclusão dessa matéria na pauta da comissão acabou derrubado com o voto minerva do presidente, o senador Renato Casagrande(PSB-ES).

Como a votação deu empate, preferi adiar a análise do mérito para a próxima semana.

Mas pessoalmente sou favorável à aprovação do convite justificou Casagrande.

Hoje, a Comissão de Direitos Humanos do Senado deverá ouvir a partir das 10 horas cooperados da Bancoop.

Em visita ao Congresso, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que as acusações contra o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, relativas à sua gestão à frente da Bancoop, não prejudicarão a campanha da pré-candidata do PT à Presidência, a ministra Dilma Rousseff.

Isso não prejudica, não interfere na campanha da ministra Dilma. E não prejudica o PT também.

Nenhum comentário: