sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dia de campanha explícita

DEU NO ESTADO DE MINAS

Candidatos Dilma Rousseff e José Serra buscam votos e fazem promessas a agricultores em visita à maior feira de agronegócios do país, em Ribeirão Preto, no interior paulista

Alana Rizzo
Enviada especial

Ribeirão Preto (SP) — Eles estavam na mesma cidade, no mesmo evento, mas não se encontraram. Os pré-candidatos ao Palácio do Planalto Dilma Rousseff, (PT) e José Serra (PSDB) adotaram ontem o mesmo roteiro no interior paulista. E seguiram na maior feira do agronegócio do país, a Agrishow, a tradicional cartilha da campanha eleitoral: distribuíram beijos, abraços, tiraram fotos, subiram em tratores expostos, conversaram com lideranças da região. Despejaram também palavras de apoio ao setor e fizeram promessas.

Dilma e Serra enfrentaram também uma prova de fogo no setor. A decisão do governo de aumentar a taxa de juros repercutiu negativamente entre os produtores, que apresentaram uma pauta de reivindicações aos dois. Dilma saiu em defesa do governo e atacou o anterior. “Ninguém vai fazer malabarismo para ganhar, como já foi feito”, disse, numa referência indireta a 1998, quando o governo Fernando Henrique segurou o câmbio perto das eleições. Serra disse que quer entender porque “entra governo, sai governo, e o Brasil continua com a maior taxa de juros do mundo”.

Os dois aproveitaram para marcar posição sobre o tema que é uma “pedra no sapato” dos grandes agricultores: o Movimento dos Sem Terra. Relatório da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), comandado pela senadora Kátia Abreu (DEM), aponta prejuízo de R$ 9 bilhões com as invasões do Abril Vermelho. “Não vamos compactuar com qualquer atividade ilegal”, disse Dilma. Serra definiu o MST como um movimento político: “Não se pode alimentar essa máquina política com dinheiro público”.

A ex-ministra chegou por volta das 10h em Ribeirão Preto. Deu entrevista para uma rede local de televisão e seguiu para a feira de 360 mil metros quadrados e 730 expositores. Num sol de 31 graus, a pré-candidata, que vestia um terninho bege, chegou bastante animada. Ao ver um trator, Dilma logo correu para tirar foto. Ao tentar entender o funcionamento de uma máquina agrícola para moer mandioca, o senador Mercadante (PT-SP), pré-candidato ao governo do estado, gritou: “é uma mulher do campo”. O tempo todo Dilma fez propaganda do programa Mais Alimentos, que libera crédito para a agricultura familiar. A ex-ministra também estava acompanhada de Marta Suplicy, pré-candidata ao Senado, e Antônio Palocci.

Ao lado do pré-candidato ao governo paulista, Geraldo Alckmin, Serra chegou com uma hora de atraso, às 16h. Caminhou pela feira, mexeu com palmeirenses, cantou Sereia de Copacabana, de Jorge Goulart, conversou com prefeitos e participantes da feira. Logo que chegou ao local, o representante comercial Leão, que trabalhou como cabo eleitoral na campanha de Gilberto Kassab à prefeitura de São Paulo, começou a puxar um coro "Serra presidente" e não parou. Durante mais de uma hora, ele acompanhou a comitiva de Serra e ia narrando passo a passo.
"Pode chegar mulherada. Serra também dá beijo", brincou. A voz de Leão chamou a atenção do tucano que perguntou de onde ele tirava tanta energia. No fim do dia, Serra também deu entrevista para a mesma rede de televisão. Hoje, ele passa o dia em São Paulo.

Nenhum comentário: