terça-feira, 20 de abril de 2010

Serra e Aécio mostram união em MG

DEU EM O GLOBO

Num evento para tentar demonstrar unidade, o pré-candidato tucano ao Planalto, José Serra, participou em Minas de atos ao lado do ex-governador Aécio Neves. Em Brasília, a petista Dilma Rousseff lançou um site e criticou o adversário.

Com Aécio, Serra tenta ganhar Minas

Ex-governador mineiro pede votos para o paulista em atos com políticos e empresários em BH

Fábio Fabrini* e Marcelo Portela

BELO HORIZONTE - Num evento para marcar a unidade do partido e cicatrizar eventuais feridas da disputa interna, o PSDB fez ontem, em Minas Gerais, o primeiro grande ato da pré-campanha de José Serra (PSDB) à Presidência. Diante de 840 militantes e de pelo menos 240 prefeitos, alguns até do PT e do PMDB, o ex-governador Aécio Neves (PSDB) fez rasgados elogios ao paulista e disse que o voto em Serra representa os seus anseios.

— Peço a cada companheira e companheiro que leve esta minha mensagem ao seu município. Aquele mineiro ou aquele brasileiro que, em qualquer momento, teve a intenção de dar seu voto a Aécio Neves, continue votando em Aécio Neves apertando 45, e votando em José Serra na próxima eleição presidencial — discursou Aécio.

Repleto de simbolismo e em clima de comício, o evento marcou o início de uma temporada de visitas de Serra a Minas, segundo colégio eleitoral do país. Em 30 minutos de fala, ele fez muitos elogios a Aécio, que terminou o governo com aprovação recorde em Minas, e se disse “em casa”.

— Não me sinto entre aliados, mas entre amigos — disse Serra.

Embalados por pesquisas internas, que dariam mais de 40% das intenções de voto a Serra no estado, líderes da oposição ao governo Lula lembraram que, na prática, quem está rachada hoje é a base governista. Em Minas, disputam indicação ao governo o exministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB) e os petistas Patrus Ananias e Fernando Pimentel.

Para Aécio, eventuais rusgas da disputa pela candidatura estão sanadas: — Apresentei, ao longo do ano passado, uma proposta de candidatura presidencial, apoiado por muitos que estão aqui. Mas um homem público, além de um projeto, precisa ter sensibilidade.

E a prioridade de encerrarmos esse ciclo de governo se colocou à frente de qualquer projeto pessoal.

Na pauta do PSDB, a Agenda Minas

Ao contrário do que ocorreu no lançamento da pré-candidatura de Serra em Brasília, Aécio não foi recebido aos gritos de vice. Faixas repetiam o slogan “Minas é Serra e Anastasia”.

— A união entre Serra e Aécio vai mudar o Brasil. O povo brasileiro é um só. E Minas, mais do que todos os estados, é o que representa esse povo — disse o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

A estratégia tucana é que Serra tenha um discurso específico para o estado, pautado em demandas de apelo eleitoral. No evento, Aécio entregou ao paulista a Agenda Minas, um conjunto de sugestões para orientar seu programa de governo, que inclui obras não executadas pelo governo federal. Seguindo a cartilha, Serra prometeu levar adiante obras como a implantação do Rodoanel de BH. Garantiu que brigará para que todas as cidades com mais de 500 mil habitantes tenham metrô.

No dia 2, Serra deve voltar a Minas para eventos em Uberaba e Uberlândia.

Há a possibilidade de um encontro com o ex-presidente Itamar Franco (PPS). Ontem, numa reunião com empresários na Federação das Indústrias de Minas Gerais, que antecedeu o evento com políticos, Serra lançou pontes para reatar com Itamar: — Aprecio enormemente o Itamar Franco. É um homem que teve uma contribuição importante na normalização da vida no nosso país.

No evento político havia prefeitos do PT e do PMDB, a exemplo do que ocorreu com Dilma — em visita recente ao estado, ela recebeu apoio de tucanos.

O peemedebista Sérgio Resende, de Miraí, foi um dos que compareceram.

Parte dos prefeitos usou carros oficiais para viajar de seus municípios e participar do evento partidário, o que é proibido. Somente na porta do teatro havia seis veículos com placas oficiais estacionados, quatro deles com placas pretas do Poder Executivo ou do gabinete do prefeito.

* Enviado especial

Nenhum comentário: