domingo, 18 de abril de 2010

Serra está 10 pontos à frente de Dilma

DEU EM O GLOBO

Datafolha mostra o pré-candidato do PSDB, José Serra, com 38% das intenções de voto contra 28% de Dilma Rousseff (PT) na corrida presidencial Marina fica em terceiro lugar.


Datafolha: Serra está 10 pontos à frente de Dilma

Primeira pesquisa após lançamento de tucano mostra pequena oscilação: Serra com 38% e Dilma com 28%

SÃO PAULO. Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, alcançou uma vantagem de dez pontos percentuais em relação à pré-candidata petista, Dilma Rousseff, com 38% das intenções de votos, contra 28% dela. Na sondagem anterior, realizada no final de março, Serra tinha 36%, contra 27% de Dilma.

Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, não houve mudança significativa na distância que separa os dois pré-candidatos. O levantamento, realizado entre os dias 15 e 16 de abril, foi baseado em uma amostra de 2.600 entrevistados em 144 municípios.

A novidade nos resultados da pesquisa, divulgada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, foi o avanço de Marina Silva, do PV, que subiu dois pontos percentuais, atingindo 10%, ao passo que Ciro Gomes (PSB), que tinha 11% na pesquisa anterior, caiu para 9%. É a primeira vez que Marina ultrapassa Ciro, embora as variações na pontuação de ambos estejam dentro da margem de erro.

Esse foi o primeiro levantamento do Datafolha depois da grande festa, realizada no final de semana passado em Brasília, que marcou o lançamento oficial de Serra como pré-candidato do PSDB.

De acordo com o Datafolha, 7% dos entrevistados disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos quatro candidatos.

Os 8% restantes se declararam indecisos ainda.

Num cenário sem Ciro Gomes, cuja candidatura ainda é dúvida no PSB, quem mais se beneficia é Serra. O tucano sobe para 42%, ganhando quatro pontos, enquanto Dilma avança dois, indo a 30%. Marina subiria para 12%, com 8% de indecisos e o mesmo percentual para votos em branco, nulo ou em nenhum dos três candidatos.

Na pesquisa espontânea, em que nenhum nome é apresentado ao eleitor, Dilma foi citada por 13% dos entrevistados e Serra, por 12%.

Nenhum comentário: