sexta-feira, 30 de abril de 2010

Serra intensifica agenda de viagens e foca o Nordeste

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Tucano reserva segunda semana de maio para a região onde tem desempenho eleitoral mais fraco. Minas Gerais continua como prioridade

BRASÍLIA – O presidenciável do PSDB, José Serra, vai intensificar as viagens pelo País, dedicando a segunda semana de maio a visitas a Estados do Nordeste, região onde tem desempenho eleitoral mais fraco frente à grande popularidade do presidente Lula. Ainda assim está clara a prioridade dada pelo comando da campanha tucana a Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do Brasil, onde Serra já esteve duas vezes e irá mais duas na próxima semana.

Na segunda, ele participará da abertura de uma exposição em Uberaba, desta vez sem a companhia do ex-governador Aécio Neves. Também já confirmou presença na quinta-feira no Congresso de Municípios em Belo Horizonte. Nesses dois eventos, porém, o tucano deverá dividir as atenções com Dilma. “Não vamos deixar de ir a nenhum lugar por causa de Dilma. Nem vamos a qualquer lugar porque ela vai. Nossa agenda é independente e, melhor, está sendo leve”, comemorou o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

Entre as idas e vindas a Minas, Serra deverá visitar o Rio Grande do Sul, entre os dias 4 e 5 de maio. Não está descartada também a possibilidade de prestigiar o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), se este for anunciar no próximo dia 7 sua candidatura ao governo de Pernambuco. Serra visitará, ainda, o Pauí, Ceará e Paraíba. “Nossos eventos não exigem grande preparação. Isso porque as visitas de Serra aos Estados estão sendo as mais informais possíveis. A prioridade é colocar nosso candidato em contato direto com a população”, alfinetou Guerra.

Os tucanos não escondem, no entanto, a preocupação com a estratégia do PT de voltar a colar a imagem do presidente Lula em sua candidata. Amanhã, Dia do Trabalhador, Lula voltará a aparecer ao lado de Dilma em dois eventos sindicais no ABC paulista. Além disso, os petistas pretendem transformar a presidenciável na grande estrela do programa de TV do partido que irá ao ar no próximo dia 13, reforçando que a escolha de seu nome foi feita pessoalmente por Lula. “As duas rodinhas da bicicleta ajudam muito. Em relação a isso não há o que fazer”, ironizou, mais uma vez, Sérgio Guerra.

Ontem, pouco mais de duas horas após a passagem de Dilma, Serra chegou à feira agrícola Agrishow, em Ribeirão Preto, com o pré-candidato do PSDB ao governo paulista, Geraldo Alckmin, a tiracolo. Sua comitiva era menor que a de Dilma, até porque o PSDB ainda não definiu o nome do candidato ao Senado. Mas o número de seguranças era maior.

A visita dos dois presidenciáveis no mesmo dia não estava prevista, mas ocorreu. A recepção ao ex-governador foi mais calorosa: militantes da juventude tucana e simpatizantes gritavam “Serra presidente”, sem cerimônias.

O passeio de Serra pelos estandes teve um ar de reencontro com velhos amigos. O interior do Estado é uma região de forte apoio aos tucanos e os efusivos abraços dos empresários do setor provaram isso.

Nenhum comentário: