quarta-feira, 12 de maio de 2010

Declaração sobre BC divide mercado

DEU EM O GLOBO


Uns acham que afeta candidatura, enquanto outros afirmam que não

Fabiana Ribeiro

O vaivém das declarações do pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, sobre o Banco Central provocou reações diferentes de analistas de mercado.

Fontes ligadas ao setor financeiro disseram acreditar que as opiniões do político podem deixar o mercado receoso em relação à sua candidatura, mas outros afirmaram que suas afirmações não assustaram. Depois de dizer que o BC não é a Santa Sé na última segunda-feira, Serra passou a defender um entrosamento.

Essas declarações do Serra assustam o mercado, que fica mais temeroso em relação à sua candidatura. Ainda que se saiba que ele respeitaria a autonomia do BC, essas frases não caem bem aos olhos do mercado disse um analista financeiro.

Segundo Luis Otávio de Souza Leal, economista-chefe do ABC Brasil, uma opinião mais contundente do presidente da República pode naturalmente afetar as expectativas do mercado, o câmbio e até o riscopaís, além, é claro, de enfraquecer o Banco Central: É bom lembrar que o a escolha do presidente do BC é do presidente da República disse o economista.

Já para Carlos Thadeu de Freitas, ex-diretor do BC, as últimas declarações de Serra não arranham a imagem de sua candidatura junto aos mercados.

O BC tem uma autonomia operacional, e é claro que o Serra sabe disso. Mas se o BC estiver olhando exageradamente a inflação, o presidente da República pode se posicionar em relação a isso disse ele, acrescentando que falta uma legislação para o BC.

Nenhum comentário: