segunda-feira, 17 de maio de 2010

Gabeira expõe divergência no PV do Rio

DEU EM O GLOBO
Chico Otavio e Ludmilla de Lima

"As pessoas estão delirando", disse ele sobre a pré-candidatura de Aspásia ao Senado

O clima de guerra dentro do PV do Rio ficou claro durante o evento de lançamento da pré-candidatura de Marina Silva, ontem, em Nova Iguaçu. A insistência do presidente regional do partido, Alfredo Sirkis, em ter a vereadora Aspásia Camargo como candidata ao Senado parece ter esgotado a paciência de Fernando Gabeira, pré-candidato ao governo pelo PV. Gabeira, que vinha evitando críticas ao grupo de Sirkis - responsável por sucessivos impasses na coligação PV, PSDB, PPS e DEM -, mudou ontem o tom do discurso.

O pré-candidato disse que "as pessoas estão delirando" ao se referir às tentativas de retirar da chapa a pré-candidatura a senador de Marcelo Cerqueira, do PPS, em favor de Aspásia. Gabeira também chamou de contrassenso a reação de setores do PV com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de não permitir mais de dois nomes ao Senado em uma mesma coligação.

- Conclamo todos a respeitar essa decisão unânime (do TSE). Acho um contrassenso o PV se insurgir contra uma decisão unânime do tribunal no princípio de uma campanha eleitoral - disse Gabeira, que prosseguiu na estratégia de tentar preservar a coligação da polêmica. - Para mim, não existe impasse. Existem situações imaginárias de pessoas que estão fora da realidade. A coligação está formada, tem dois candidatos (ao Senado), e não tem outro caminho.

Segundo Gabeira, a maioria no PV quer que a coligação seja mantida como prevê o acordo - com as candidaturas a senador do PPS e de Cesar Maia, pelo DEM.

- Nós temos a maioria absoluta do partido. As pessoas estão delirando - criticou ele.

Fotos de Gabeira, Aspásia e Sirkis, estampadas em banners gigantes, decoravam o salão do RioSampa. Tanto Aspásia quanto Sirkis continuaram ontem a defender a pré-candidatura ao Senado. A vereadora chegou a comentar com um assessor que vive "uma guerra de guerrilha".

- Nós temos um candidato que tem dois candidatos a presidente. E como fica o Senado? A Marina fica manca, sem apoio nenhum? Como vai ser a candidatura dela no Rio sem um senador candidato e com os senadores do Gabeira trabalhando paro o Serra? - questionou Aspásia.

- Cabe uma última consulta para clarificar essa situação definitivamente junto ao TSE - afirmou Sirkis, que não quis comentar as declarações de Gabeira.

Nenhum comentário: