sexta-feira, 28 de maio de 2010

Jarbas (PMDB) lança hoje sua pré-candidatura com Serra

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Jarbas: festa sem chapa fechada

Nome das oposições para disputar o governo, líder peemedebista lança hoje sua pré-candidatura com José Serra, mas sem o segundo senador da chapa

Sheila Borges

Com a participação do presidenciável do PSDB, José Serra, e de todas as lideranças dos partidos de oposição em Pernambuco, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) lança hoje, às 15h, a sua pré-candidatura ao governo do Estado, sem, contudo, anunciar a chapa majoritária completa da futura coligação, que reúnirá PMDB, DEM, PSDB, PPS e PMN. O problema não está na composição da vice. A vaga é da deputada estadual Miriam Lacerda (DEM), que tem sua principal base no Agreste. O nó está na definição do segundo candidato ao Senado a primeira cadeira é de Marco Maciel (DEM), que tenta renovar o mandato.

Apesar de ter lançado uma nota oficial, ontem, negando que tenha recebido qualquer convite para o Senado e confirmando a sua candidatura à reeleição, o deputado federal Raul Jungmann (PPS) ainda é, nos bastidores, o nome mais forte para completar a majoritária. No comunicado, o pós-comunista aproveitou para reafirmar que o pré-candidato do PPS ao Senado é o médico Guilherme Robalinho, já lançado pelo partido em abril. Robalinho é amigo pessoal de Jarbas e tem trânsito com Serra, mas enfrenta forte resistência interna. O ex-secretário de Saúde do governo Jarbas chegou a admitir que poderia abrir mão dessa postulação se fosse para unir, ainda mais, o grupo.

Diante deste posicionamento, Jungmann frisa, na nota, que a partir de agora se nega a falar sobre este tema. Para os aliados, contudo, o pós-comunista é o único parlamentar que tem a concordância de todos e que esboça a vontade de enfrentar o desafio. Os outros nomes ventilados os deputados federais do PSDB Bruno Araújo e Bruno Rodrigues descartam disputar o Senado por dois motivos. O primeiro é que ambos já teriam organizado as suas campanhas à reeleição no interior. O segundo é que eles acreditam que a oposição, como indicam algumas pesquisas de opinião, só tem possibilidade de eleger um senador. Todas as fichas estão sendo depositadas em Maciel.

Em função disso, o próprio senador Sérgio Guerra (PSDB), que tinha naturalmente a segunda vaga assegurada, desistiu de renovar o mandato para disputar uma cadeira para a Câmara dos Deputados. Mais um motivo para a resistência dos parlamentares tucanos. Com a força da votação de Guerra, podem se beneficiar com os votos de legenda.

Enquanto este nó não desata, Jarbas vai juntando as forças da oposição para fortalecer o seu palanque. A festa de hoje servirá como um termômetro. Tudo foi preparado para destacar a imagem do senador. Os organizadores já confirmaram a participação de dezenas de caravanas do interior. O salão do Chevrolet Hall, onde ocorrerá o evento, tem capacidade para cinco mil pessoas. Jarbas e seus principais aliados ficarão em um tablado armado na frente do palco da casa de shows. No local, um painel de sete metros de altura exibirá a foto de um casal de eleitores com a imagem da bandeira de Pernambuco, um dos símbolos das duas gestões de Jarbas. Ao lado, um slogan resume o sentimento do grupo: Com Jarbas e Serra Pernambuco pode mais. Em volta do salão, bandeiras com as cores azul, amarelo, vermelho e verde, que também remontam o colorido das gestões do peemedebista.

Nenhum comentário: